SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BIODIVERSIDADE: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO ENSINO FUNDAMENTAL

ZENAÍDE DOS SANTOS LOPES

Resumo


A temática biodiversidade é de extrema importância no Ensino de Ciências, possibilitando um melhor entendimento. O estudo desse conceito biológico é fundamental para entender o funcionamento dos ecossistemas e para a preservação do futuro do nosso planeta. A pesquisa teve como objetivo investigar como a utilização de uma sequência didática pode contribuir no processo do ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza sobre biodiversidade, na 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental, em uma Escola Municipal de Paragominas/PA. A pesquisa foi desenvolvida com 33 alunos da 3ª etapa da EJA, de uma escola da rede municipal. A pesquisa foi de caráter quantitativo e qualitativo, um estudo de caso tendo como instrumentos para coleta de dados a observação na sala de aula, aplicação de questionários e jogos didáticos sobre biodiversidade. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico para melhor compreensão da utilização da sequência didática no Ensino de Ciências. O estudo foi baseado em autores que discutem sobre sequência didática no Ensino de Ciências, do uso das concepções dos alunos e de jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Após a aplicação dos questionários e do jogo didático foram analisadas as respostas dos alunos e classificadas em categorias para melhor compreensão. Diante disso, identificou-se que as concepções dos alunos sobre biodiversidade destacadas foram os animais e as plantas, como também, a demonstração da utilização dos jogos didáticos que contribuíram no processo de ensino e aprendizagem na área de Ciência da Natureza.

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