JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO

Fabiana Machado de Borba

Resumo


Este trabalho traz o relato de uma pesquisa que teve como tema o ensino de funções.
A investigação foi orientada pela seguinte questão: “Como a utilização de jogos matemáticos
contribui para a criação de imagens conceituais associadas ao conceito de Função?” Para
atendê-la, a principal base está na teoria de David Tall, que formula os conceitos de imagem e
definição conceitual e que sugere relacionar o conceito de função com máquinas. Este
conceito foi fundamental para as escolhas didáticas. A proposta didática consiste no uso de
jogos e, entre eles, aqueles que utilizam a idéia de máquina. Estudos sobre a relação entre
jogo e educação fundamentam o trabalho. A metodologia de pesquisa qualitativa envolve
diferentes modos de coletar dados, alguns com análise quantitativa, em particular, durante a
experimentação didática, gravações permitiram mostrar a evolução do saber e o envolvimento
dos alunos nas atividades didáticas. Concluiu-se que através das atividades que foram
realizadas, ocorreu uma evolução dos alunos em relação ao conceito de função, apesar destas
não serem exatamente a definição do conceito


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.