O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE FRAÇÕES

Priscila Gabriele Petry

Resumo


Encontramos em nossas salas de aula muita dificuldade por parte dos
alunos em assimilar conceitos relacionados a frações. O simbolismo usado não está
claro para os estudantes, que operam, muitas vezes, mecanicamente com os
algoritmos, ou então, criam suas próprias formas de resolução, apropriando-se, para
isso, de esquemas trazidos muitas vezes das operações realizadas com números
naturais. Por outro lado, temos o crescente uso da informática, que tem se mostrado
uma das mais promissoras tendências metodológicas no ensino de Matemática.
Dentro desta ferramenta metodológica, destacam-se as simulações computacionais,
que se diferenciam de outros softwares por proporcionar uma maior interatividade,
pois ao usá-la o aluno pode ver resultados instantâneos, testar suas hipóteses e tirar
suas conclusões. As simulações permitem o estudo de condições que na prática
seriam difíceis e, às vezes até mesmo inviáveis de serem realizadas em sala de aula
ou em um laboratório didático. Isso, aliado ao grande interesse dos estudantes pelos
microcomputadores, pode, a princípio tornar mais eficiente e agradável o processo
de aprendizagem. Surge então o questionamento: Podem as simulações
computacionais auxiliar também na evolução conceitual do ensino de frações? Com
o intuito de responder a essa questão, simulações computacionais abordando
conceitos relacionados a frações foram aplicadas em uma turma de alunos de 7ª
série, com o uso da técnica POE, onde o estudante, antes de usar a simulação,
prediz o que irá acontecer, verifica ou não sua hipótese, ao usar a simulação, e por
fim explica o ocorrido. Para avaliar se essas aplicações foram de fato significativas
aplicou-se também um pré e um pós-teste, não só na turma experimental, mas
também em outra turma de 7ª série, que teve concomitantemente aulas abordando
frações de forma tradicional, com aulas expositivas/dialogadas, para que
pudéssemos comparar o rendimento das duas turmas. Tendo em mãos as notas dos
testes, a análise dos dados foi feita e verificamos que, de fato, a turma que recebeu
as aplicações das simulações teve uma aprendizagem mais significativa que a outra
turma, tendo uma evolução conceitual também nos conceitos relacionados a frações
que não foram abordados diretamente nas simulações usadas. Assim, respondemos
nossa questão de estudo positivamente, as simulações computacionais auxiliaram
na evolução conceitual de frações.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.