O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICOPEDAGÓGICO NA ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS PARA FEIRAS DE CIÊNCIAS

Raquel Werlich

Resumo


A perspectiva do atual sistema educacional estabelece uma inovação ou implantação de novas idéias, técnicas e
metodologias que visam promover mudanças no atual ensino, contribuindo para a formação de cidadãos
conscientes, aptos para decidirem e atuarem na sociedade de um modo comprometido com a vida. A matemática
constantemente tem sido alvo de críticas a respeito de sua educação fragmentada e descontextualizada da
realidade do indivíduo. Esta pesquisa, do tipo qualitativa, apresenta atividades desenvolvidas com alunos do
Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Nossa Senhora do Rosário da cidade de Lages/SC,
objetivando o uso da Modelagem Matemática como recurso didático pedagógico na elaboração de experimentos
apresentados em Feiras de Ciências. Pretendeu-se com esse estudo, apresentar uma alternativa metodológica que
possibilite aos alunos do Ensino Fundamental associar situações da sua realidade, tendo como linguagem
interpretativa a Modelagem Matemática, ligando temas geradores com a elaboração de experimentos em Feiras
de Ciências. A pesquisa apresenta três modelos desenvolvidos pelos alunos: modelo matemático do Consumo de
Energia Elétrica, um modelo utilizando o tema Água (trabalhando-se o escoamento em função da altura) e o
modelo para a função do custo de Combustíveis. Os modelos apresentados pelos alunos atingiram todos os
objetivos estabelecidos, enfatizando a criatividade, a compreensão e a reflexão sobre os problemas apresentados
nos temas para a elaboração de Feiras de Ciências, cada grupo estabeleceu suas estratégias e experiências na
compreensão da matemática no estudo de uma situação problema


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.