REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA

Luisa Silva Andrade

Resumo


O presente estudo busca investigar evidências da utilização da teoria dos registros de
representação semiótica em um curso de formação de professores em Matemática, a partir da
análise da produção dos acadêmicos das disciplinas de Matemática Aplicada I e Matemática
Avançada I, que fazem parte do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Luterana do Brasil. Acredita-se que as representações, dentro da ação educativa, são
essenciais para o processo de elaboração e compreensão do conhecimento matemático e
devem ser fonte de exploração de novas idéias e novas estratégias. A investigação abrangeu
vinte e quatro acadêmicos da disciplina de Matemática Aplicada I e trinta e sete estudantes da
disciplina de Matemática Avançada I. Como técnicas de investigação foram utilizados um
questionário, análise da produção dos alunos, observações e uma entrevista semi-estruturada,
com a intenção de compreender o uso das representações no ambiente escolar e sua
importância na formação do futuro professor de Matemática. As respostas apresentadas na
produção dos acadêmicos foram analisadas, tendo como referência a teoria dos registros de
representação semiótica de Raymond Duval (2004). A partir da análise e discussão dos dados
obtidos pelos instrumentos aplicados, foi possível constatar que os acadêmicos não percebem
o ensino da Matemática dissociado da utilização de representações e as utilizam, de forma
intuitiva, no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Os resultados mostram, ainda,
que os acadêmicos fazem uso dos registros de representação semiótica, por meio de
tratamentos e conversões na resolução de suas atividades e/ou explicação de um
conhecimento, mas o fazem isoladamente. Não utilizam os diferentes tipos de registros e não
promovem a articulação entre os mesmos, para expressar seu pensamento matemático sobre
um determinado conhecimento. Além disso, a utilização das representações semióticas está
atrelada a concepção teórica dos alunos com relação à ação educativa, suas experiências
pedagógicas e, principalmente, ao engajamento em qualificar o processo de ensino e
aprendizagem acerca dos conhecimentos matemáticos. O estudo fundamenta-se na
importância dos registros de representação semiótica para o processo de ensino e
aprendizagem da Matemática e busca contribuir para reflexão e discussão da importância
dessa teoria nos cursos de formação de professores.


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