Este estudo apresenta as concepções e as práticas avaliativas realizadas por professores de Ciências do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Canoas-RS, no primeiro semestre do ano letivo de 2006. Os objetivos da pesquisa foi: investiga

Maria do Carmo Brito

Resumo


A presente pesquisa foi realizada com os objetivos de investigar como o
ensino da Matemática, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, vem atendendo,
sob a perspectiva da Educação Inclusiva, às necessidades educacionais de alunos
cegos e com baixa visão e quais estratégias metodológicas são aplicadas no
decorrer desse processo. A investigação teve abordagem qualitativa, do tipo estudo
de caso único, cujos sujeitos são dois alunos cegos da segunda série do Ensino
Fundamental, sua mãe e professores. Os docentes e discentes foram observados
em seus ambientes de estudo, a sala de aula de uma escola municipal inclusiva e a
sala de recursos para alunos com deficiência visual, numa cidade da região
metropolitana de Porto Alegre. Considerando o problema “Como o ensino da
Matemática está sendo articulado na perspectiva da Educação Inclusiva”, foram
identificados dados que, analisados e interpretados, confirmaram a hipótese desta
investigação e indicam a necessidade de reformulações didático-pedagógicas no
ensino da Matemática, nas escolas municipais visando atender às necessidades
educacionais dos alunos com deficiência visual.


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