AS INTERAÇÕES NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Beatriz Volkart Vaccari

Resumo


O presente estudo trata de uma pesquisa sobre a natureza das interações
nas aulas de Matemática. Muito do sucesso dos alunos nas disciplinas passa pela
forma como se dão estas interações em sala de aula. Consideramos como interação
toda e qualquer forma de comunicação entre o professor e o aluno, iniciada por um
ou por outro. Inicialmente abordamos o referencial teórico sobre a interação que
ocorre entre professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno em sala de aula, e como
ele interfere no processo ensino-aprendizagem. Na realização deste trabalho
utilizamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, procurando
investigar como as relações interpessoais determinam e/ou influenciam o interesse
do aluno em Matemática. Foram aplicados questionários para os professores e
alunos, com o objetivo de selecionar duas turmas para serem realizadas
observações em sala de aula. Durante dois meses fizemos observações em sala de
aula, nas duas turmas escolhidas para verificar como ocorria a interação professoraluno,
aluno-professor e aluno-aluno. O estudo realizado mostrou que estas
interações são das mais importantes no âmbito escolar, pois são os grandes
veículos pelas quais se dá o processo ensino-aprendizagem. O professor, portanto,
deve conhecer e ter bem claro a importância que elas representam no processo da
aprendizagem da Matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.