O GPS COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO AUXILIAR NO PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA

Nilra Jane Filgueira Bezerra

Resumo


Esta pesquisa investiga se o ensino da Geometria Analítica desenvolvido
através de um procedimento metodológico que utiliza o GPS (Global Positioning
System) como um recurso pedagógico, resulta em uma aprendizagem significativa.
O pressuposto a ser provado foi o fato de que, o ensino da geometria analítica,
realizado a partir de dados reais obtidos através do GPS, favorece a aprendizagem,
tornando-a significativa para os alunos. O procedimento foi testado com uma turma
de 17 alunos, regularmente matriculados no segundo semestre de 2005 no curso de
Licenciatura em Matemática, na disciplina de Geometria Analítica, da Universidade
Luterana do Brasil, em Canoas no Estado do Rio Grande do Sul. Para testar o
funcionamento da metodologia foram escolhidos alguns conteúdos da ementa da
disciplina. A pesquisa foi realizada segundo a metodologia da Engenharia Didática,
durante seis sessões. Para a coleta de dados, além dos registros e observações
realizadas na fase experimental, foram utilizados quatro instrumentos: o pré e o pósteste,
outro instrumento objetivando verificar a evidência da aprendizagem
significativa e o último instrumento investigando o nível de aceitabilidade da
metodologia aplicada. Foram realizadas análises qualitativa e quantitativa dos
dados. Os resultados das análises revelaram que a utilização do GPS como um
instrumento didático auxiliar no ensino da Geometria Analítica teve boa
aceitabilidade pelos sujeitos da pesquisa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.