O USO DE ATIVIDADE LABORATORIAL DE BIOLOGIA – TESTE ALLIUM CEPA – NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA ESTRATÉGIA INTERDISCIPLINAR

Jacira Helena Bridi

Resumo


Devido às diferentes dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de
matemática, este trabalho teve como objetivo verificar a eficácia de uma proposta
metodológica na prática de Biologia - de forma interdisciplinar - no processo de
aprendizagem em Matemática. Este estudo foi desenvolvido com duas turmas de 4ª
série do ensino fundamental das redes pública e particular de Esteio - RS, onde
foram realizadas atividades práticas laboratoriais de Ciências. Utilizou-se como
estratégia o método Allium cepa para a verificação do ensino-aprendizagem no
estudo de frações, medidas e gráficos, proporcionando, assim, uma oportunidade
para que os alunos pudessem construir o conhecimento sobre estes temas. A
aplicação da atividade laboratorial - teste Allium cepa - junto aos estudantes,
possibilitou a estimulação, a observação e o registro de dados, da mesma forma que
promoveu o método de pensamento científico simples e de senso comum,
proporcionando o desenvolvimento de habilidades manipulativas, o que motivou e
manteve o interesse pelos assuntos em questão, bem como tornou o fenômeno mais
real por meio da experiência. Perante os resultados, podemos ainda observar que a
aplicação do teste Allium cepa, através do desenvolvimento de modelos
matemáticos, proporcionou a interdisciplinaridade, a mudança de rotina de sala de
aula, além de esclarecimentos frente aos conteúdos matemáticos trabalhados.


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