EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

EDUARDA PINHEIRO MOREIRA

Resumo


A presente pesquisa abordou a implementação de atividades didáticas em Educação Financeira no contexto do Ensino Médio, integrando conhecimentos matemáticos como instrumento de transformação social e preparação para situações de calamidade pública. O objetivo geral consistiu em investigar as possíveis contribuições de uma sequência didática sobre Educação Financeira com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, para a construção de conhecimentos matemáticos e estratégias de enfrentamento de situações de calamidade pública, como a enchente ocorrida na cidade de Triunfo no Estado do Rio Grande do Sul. A investigação fundamenta-se em uma abordagem de métodos mistos, com predominância qualitativa, empregando o estudo de caso como estratégia metodológica central, complementada por análises quantitativas mediante estatística descritiva para tratamento e interpretação dos dados coletados. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual de Triunfo no Estado do Rio Grande do Sul, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os dados foram coletados durante a aplicação das atividades didáticas e analisados com base no referencial teórico, que se fundamentou na Educação Matemática Crítica e na Educação Financeira do Ensino Médio, apoiado por uma revisão de literatura contemplando sete dissertações sobre Educação Financeira e Educação Matemática no Ensino Médio. A sequência didática desenvolvida mostrou-se eficaz em promover não apenas a construção de conhecimentos matemáticos, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência financeira dos alunos. Durante os seis encontros realizados, observou-se o desenvolvimento da compreensão dos estudantes sobre temas como planejamento financeiro, consumo consciente, sustentabilidade e preparação para emergências. Os resultados obtidos por meio da análise indicaram o desenvolvimento de habilidades matemáticas aplicáveis em contextos práticos, na construção de estratégias para enfrentamento de situações de calamidade pública e no fortalecimento da consciência crítica e da autonomia financeira. O trabalho com situações reais, como as enchentes ocorridas na região, potencializou o engajamento e a significação das aprendizagens. A pesquisa alcançou seus objetivos ao demonstrar as contribuições da sequência didática desenvolvida, tanto no aspecto cognitivo quanto no desenvolvimento social e crítico dos estudantes, reforçando a importância da Educação Financeira como componente fundamental na formação integral dos jovens, preparando-os não apenas para a gestão responsável de recursos, mas também para o enfrentamento de situações adversas e para o exercício consciente da cidadania, contribuindo, ainda, ao estabelecer conexões diretas entre conteúdos matemáticos e situações reais de calamidade pública, apresentando uma abordagem metodológica que integra o desenvolvimento de competências técnicas e críticas, oferecendo um material pedagógico contextualizado para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio.

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