A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA 2ª CRE

Silvio Luiz Martins Britto

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o uso da História
da Matemática como um fator de motivação que contribui para o processo de ensino
e aprendizagem.
Inicialmente, abordamos o referencial teórico subjacente a todo o processo
que consideramos ao longo deste estudo. Para isso, optamos por um breve estudo
do currículo de Matemática no Brasil desde o seu descobrimento, bem como
também uma análise do “livro didático” quanto a sua origem e evolução, pois o
ensino sempre esteve vinculado, indissociavelmente, a este recurso. Também se fez
necessário destacar o fator motivação e enfatizar a sua importância no processo de
aprendizagem, assim como a criatividade dos docentes para estimular seus alunos.
Portanto, o uso da História da Matemática pode vir a ser um importante fator a
contribuir para a motivação dos alunos na aprendizagem desta disciplina.
A investigação ocorreu nas escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, da
2ª CRE, com sede em São Leopoldo- RS. Um instrumento de pesquisa foi entregue
a todos os professores de Matemática destas Instituições de Ensino com a intenção
de investigar o uso da História da Matemática pelos docentes e quais livros didáticos
são utilizados no planejamento e execução de suas aulas. Paralelamente,
elaboramos um planejamento, de atividades diferenciadas, fazendo uso da História
da Matemática como uma estratégia de ensino, ou seja, um fator a contribuir na
aprendizagem dos conteúdos de matemática propostos.
Tais atividades foram aplicadas em dois grupos, um fez uso deste recurso,
enquanto o outro trabalhou os mesmos conteúdos da forma como usualmente eram
abordados. Para que a coleta dos dados fosse mais abrangente, entrevistamos
também os professores dos grupos, que desenvolveram as atividades, acerca de
suas percepções sobre a aprendizagem dos alunos e qual a sua opinião em relação
ao recurso utilizado.
O estudo foi de cunho quantitativo-qualitativo. Os dados foram analisados
através de um tratamento estatístico, em que foram avaliados os testes de
conhecimentos, bem como as informações coletadas dos alunos e professores
envolvidos.
Quanto à compreensão dos alunos através do uso da História como elemento
motivador, o estudo comparativo entre as turmas parece não deixar dúvidas. Os
alunos que trabalharam o recurso apresentaram um melhor desempenho, fato que
pode ser explicado através das atividades propostas. Os aspectos históricos
motivaram mais os alunos na organização de suas idéias, contribuindo para um
melhor desempenho, permitindo diferentes tipos de caminhos para chegar ao
resultado.
Portanto, através do instrumento, o grupo entendeu, melhor, um conteúdo que
para os alunos geralmente é difícil e não apresenta tanto estímulo, ou seja, esta
alternativa metodológica contribuiu para um melhor entendimento dos alunos,
permitindo um melhor desempenho.


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