TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO VISANDO UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Resumo
O conteúdo de funções permeia todo o currículo de Matemática do Ensino Médio no Brasil e seu ensino deve ser realizado visando atingir as competências gerais dessa área de conhecimento, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Os Temas Contemporâneos Transversais, que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular, são temas que têm relação com a realidade atual em que se encontram os estudantes brasileiros e devem ser trabalhados de forma a contextualizar os conteúdos escolares visando à complementação dos estudos nessa etapa escolar. Na busca por um ensino contextualizado, propõe-se neste estudo, o seguinte problema de investigação: quais são as contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio ao desenvolver sequências didáticas sobre funções, explorando diferentes representações e utilizando os Temas Contemporâneos Transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular? Utilizou-se como aportes teóricos para a realização desse trabalho: um contexto histórico sobre o Ensino Médio, contemplando o Ensino de Matemática e o ensino de funções no Brasil; os Temas Contemporâneos Transversais; a Educação Matemática Crítica; e os Registros de Representação Semiótica. Para nortear esse trabalho, traçou-se o objetivo geral de investigar a utilização de uma sequência didática sobre funções, elaborada a partir dos Temas Contemporâneos Transversais e das diferentes representações matemáticas, para potencializar o ensino e a aprendizagem de Matemática no Ensino Médio, bem como favorecer a formação crítica dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com análise interpretativa e foi realizada em 2023, com 20 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de Rondonópolis/MT. Os principais resultados evidenciaram que o ensino de funções, aliado aos Temas Contemporâneos Transversais, despertou o interesse dos estudantes pelo objeto matemático em estudo. Os livros didáticos mostraram-se importantes, pois ofereceram diversos recursos tanto para a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais quanto para a Educação Matemática Crítica, enriquecendo e potencializando o Ensino de Matemática. Além disso, a utilização dos Registros de Representação Semiótica contribuiu para a compreensão dos tópicos estudados. A sequência didática oportunizou a contextualização dos conhecimentos matemáticos, favorecendo a exploração do conhecimento reflexivo. Por fim, os estudantes apresentaram indícios do desenvolvimento da matemacia, o que pode ter despertado a competência crítica, promovendo o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que os capacitam a atuar como cidadãos críticos e responsáveis em diversos âmbitos da sociedade, estimulando sua capacidade de análise e intervenção social.
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