ENSINO DE MATEMÁTICA NA 5a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA COM O TEMA TRANSVERSAL TRABALHO E CONSUMO

Sandra Berndt

Resumo


A presente investigação foi realizada no município de Marechal Cândido
Rondon, no estado do Paraná, no Colégio Estadual Frentino Sackser. O público alvo da
pesquisa foram 35 alunos da 5a série A, do Ensino Fundamental. A situação-problema
dessa pesquisa é “como implementar um trabalho com projetos na 5a série do Ensino
Fundamental com o tema transversal trabalho e consumo com uma metodologia
adequada para a construção do conhecimento matemático?”. Teve como objetivo geral
“Investigar a metodologia de projetos de trabalho na 5a série do Ensino Fundamental,
na disciplina de Matemática, dando ênfase ao como ensinar e aprender os conteúdos
programados no currículo, propondo-se a desenvolver projetos de trabalho com o tema
transversal trabalho e consumo, visando o desenvolvimento de competências”. Para
direcionar a pesquisa com uma metodologia qualitativa, as ações utilizadas para a
coleta dos dados foram: a observação direta do professor pesquisador; o diário dos
alunos (cadernetas de anotações); o diário do professor pesquisador; filmagens das
principais atividades realizadas pelos alunos; a experiência de sala de aula com o
projeto “Matematizando”; análise das avaliações dos alunos, dos pais e da direção da
escola. Foi também utilizada a técnica de triangulação e análise por categorias. Foi
implementado o projeto “Matematizando”, cujo objetivo principal foi tornar o ensino de
Matemática mais real, dinâmico, onde o aluno fosse o centro do processo de ensino e
aprendizagem e o professor o orientador dos trabalhos, buscando conhecer a realidade
que o cerca e saindo da rotina da sala de aula tradicional. O projeto “Matematizando”,
foi dividido em três etapas: A primeira, aprendendo a investigar, com participação maior
do professor pesquisador nas atividades da turma, baseado no assunto “leite”, porque
a cidade faz parte da maior bacia leiteira do estado do Paraná. A parte principal foi a
visita à Frimesa, realizada para que os alunos pudessem buscar informações
matemáticas para posterior trabalho em sala de aula. Essa etapa teve como objetivo
exemplificar os procedimentos da metodologia de projetos de trabalho através do tema
transversal trabalho e consumo. Na segunda etapa, investigando a realidade de
trabalho e consumo da cidade, foram realizados projetos através de trabalhos em
grupo, objetivando-se investigar dados, em locais da cidade, de interesse dos alunos,
para que, assim, pudessem trabalhar com aplicações dos conteúdos matemáticos,
tornando a aprendizagem mais significativa, e conhecendo a realidade que os cerca.

Os temas escolhidos foram: bicicletaria, farmácia, materiais de construção, celulares,
bens de consumo, posto de gasolina, mini-mercado, água, luz, aviário, pesque pague,
loja de materiais esportivos e artesanato. Após a busca de informações, as mesmas
foram organizadas em pôsteres para a apresentação para comunidade escolar.
Chamada de: divulgando os resultados, a terceira etapa foi o momento em que, a
comunidade escolar, pode ver os resultados do projeto desenvolvido. Conclui-se que, a
metodologia de projetos de trabalho proporciona um trabalho com os conteúdos
matemáticos de forma integrada, permitindo integrar situações da realidade do aluno
com as aulas de Matemática. Essa metodologia é uma alternativa de modificação da
passividade em sala de aula, tornando o aluno um sujeito ativo, crítico, capaz de
construir seu próprio conhecimento através da pesquisa. A metodologia de projetos de
trabalho com o tema transversal trabalho e consumo, fez com que o pensamento dos
alunos fosse desafiado, fazendo-os sentir-se motivados, podendo expressar-se
livremente, adquirindo confiança em si, tomando iniciativas e trabalhando com
situações-problema interessantes, chegando aos resultados através de seus próprios
meios, possibilitando o desenvolvimento das competências, necessárias para um
currículo de Matemática atual. A metodologia de projetos de trabalho com o tema
transversal trabalho e consumo, possibilitou desenvolver conteúdos matemáticos e
competências na 5a série do Ensino Fundamental e permitiu ao professor desenvolver
um trabalho como orientador do processo, colocando o aluno ativo, como centro da
aprendizagem, e a comunidade escolar como participante e colaboradora da pesquisa


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