EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR REMOTO EM TEMPOS DE COVID-19

NAYANE LOPES FERREIRA

Resumo


O cenário educacional e ambiental está sofrendo mudanças que afetam a vida e as futuras gerações e a proliferação do Novo Coronavírus, acarretando uma grande perda e retardo educacional. Nesse contexto, essa pesquisa possui como principal pergunta, como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) auxiliaram o ensino de ciências abordando o tema Sustentabilidade no ensino fundamental II, em uma escola da rede pública do estado de Goiás? O principal objetivo foi investigar o desenvolvimento de práticas sustentáveis, de maneira remota, com alunos do ensino fundamental II, com baixo conhecimento do uso de tecnologias digitais nas aulas online, relacionando a educação com a sustentabilidade, em uma unidade escolar no estado de Goiás. Esta pesquisa foi desenvolvida através de aulas remotas, seguindo o Regime de Aulas não Presenciais (REANP) do Estado de Goiás, com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Buriti Alegre, GO, Brasil. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina de Ciências, como uma sequência de ensino investigativo. Esta pesquisa tem o aporte qualitativo, estruturada teoricamente pela metodologia interativa, a qual é fundamentada nas concepções de dialogicidade, complexidade e visão sistêmica. Essas práticas foram fundamentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental pela Resolução CNE/CP Nº 2/2012 e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Obteve-se uma participação satisfatória de alunos do 7º, 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental II, onde os principais resultados apontam que o uso das tecnologias e de jogos virtuais e educacionais são metodologias auxiliadoras no processo de ensino aprendizado, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. A motivação e sensibilização foram utilizados para se chegar no resultado alcançado pelo excesso de atividades de outras disciplinas, algo que gerou desmotivação dos alunos, ponto a ser observado e pensado em novas formas de ensino. Evidenciou-se que o uso das tecnologias e o tema sustentabilidade necessita de continuidade no ensino de Buriti Alegre – GO, criar alternativas ao desenvolver em outras disciplinas por ser um tema transversal.

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