NATUREZA DA CIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS NA SOCIEDADE EM REDE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

José Ricardo Ledur

Resumo


A compreensão sobre os processos de produção do conhecimento científico tem sido considerada um elemento importante na educação em ciências, porém a visão de ciência apresentada pela maioria dos indivíduos ainda está moldada por uma concepção positivista. Na era da informação, a sociedade enfrenta desafios gerados pelo descrédito em instituições, inclusive a ciência, a proliferação de notícias falsas, desinformação e relativização da verdade. São questões significativas às quais a escola não pode se abster de discutir se desejar formar para a cidadania. No mundo contemporâneo, a sociedade da informação requer de seus cidadãos competências que propiciem a capacidade de acessar, interpretar e avaliar as informações que são disponibilizadas em um ritmo cada vez mais veloz. Literacias, especialmente nos campos da ciência, matemática e mídias tornam-se cada vez mais elementos essenciais para a autonomia, qualidade de vida e desenvolvimento do país. Como objetivo de pesquisa buscamos investigar de que forma as concepções de ciência influenciam a credibilidade e capacidade de identificação de fake news veiculadas pelas mídias bem como a contribuição das literacias para minimizar os efeitos da desinformação. A metodologia utilizada nesta pesquisa se caracterizou por adotar uma abordagem de métodos mistos mediante análise de conteúdo das respostas dos estudantes combinada com técnicas de estatística descritiva. A pesquisa foi realizada em duas turmas de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, com 32 alunos, em escola da rede estadual em Bom Princípio/RS. Foram aplicados dois questionários: um para as concepções sobre a ciência e outro para identificação de fake news. Cerca de 65% dos estudantes do Ensino Fundamental e 60% daqueles do Ensino Médio possuem uma visão limitada sobre a ciência e têm dificuldade em identificar fake news mediante critérios de verificação. O conhecimento sobre a ciência possivelmente potencializa a percepção dos estudantes sobre informações duvidosas. Habilidades de literacias científica, midiática, matemática e informacional podem impactar positivamente a identificação de fake news e redução de seus compartilhamentos. Foi evidenciada uma correlação entre as percepções dos estudantes sobre a Natureza da Ciência e a identificação de notícias falsas apoiada em critérios de verificação.

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