CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA SAÚDE: CONSUMO DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

MARCOS CELSO BATISTA KLAUS

Resumo


A pesquisa aqui apresentada tem o objetivo de explorar a temática educação e saúde a partir da contextualização do ensino de Matemática, junto a estudantes de duas turmas do período noturno do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual em Alvorada/RS. Buscou-se com a investigação identificar quais as possibilidades para a contextualização dos conteúdos matemáticos a partir da temática Saúde. Para que esse questionamento fosse respondido, foi utilizada uma sequência didática organizada em cinco momentos: exibição do filme Os sem floresta; grupo no Facebook; registros dos alimentos industrializados consumidos; elaboração dos gráficos e quadros; vídeo sobre alimentos ultraprocessados. A sequência didática foi desenvolvida paralelamente às aulas do professor pesquisador ao longo do ano letivo. A investigação teve uma abordagem de cunho qualitativa, com aspectos exploratórios, contando com um conjunto de instrumentos de coleta de dados os quais foram aplicados ao longo do trabalho e analisados descritivamente, visando captar elementos da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes no que se refere aos conhecimentos matemáticos. Teoricamente a investigação tomou como referência aportes e pesquisas que discutem o ensino de Matemática, a Educação em Saúde e a contextualização da Matemática. A partir da aplicação da sequência didática, os resultados oriundos do processo investigativo apontam que é possível trabalhar com os conteúdos matemáticos, com base na temática saúde, o consumo de alimentos industrializados. Esse percurso possibilitou a aplicabilidade e a contextualização da Matemática no cotidiano, permitindo aos alunos identificar, relacionar e aplicar os conhecimentos matemáticos ao consumo que fazem desses alimentos. As análises segundo as narrativas dos alunos evidenciam que é possível relacionar o estudo da Matemática à temáticas relevantes como a saúde, nesse caso o consumo de alimentos industrializados. Oportunizando, dessa forma, que os alunos percebam as relações matemáticas presentes no dia a dia, através da contextualização bem como uma reflexão sobre o consumo em demasia que os alunos fazem de tais alimentos.
Palavras-Chave: Contextualização em Matemática e Saúde. Ensino da Matemática. Educação em Saúde.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.