EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSÃO PARA OS ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

ALEXANDRE MENEZES VEIGA

Resumo


A Educação Financeira é um assunto que, ao ser trabalhado nas aulas de Matemática da Educação Básica, pode contribuir para a utilização do conhecimento matemático na tomada de decisões financeiras. A informação, a formação e a orientação sobre assuntos como as compras à vista, compras a prazo, os investimentos, os financiamentos e as leis trabalhistas, podem desenvolver competências que auxiliarão os estudantes a tornarem-se conscientes das oportunidades e dos riscos envolvidos nas transações envolvendo o dinheiro. Nesse sentido, entende-se que é preciso oportunizar na formação inicial de professores o contato com essa temática, que segundo documentos norteadores da Educação Brasileira, indicam que a mesma precisa ser tratada transversalmente em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, surge o problema de pesquisa: quais as contribuições da implementação (elaboração, aplicação e avaliação) de um curso de extensão à distância que possibilite o desenvolvimento de atividades didáticas para o Ensino Médio com o tema Educação Financeira para alunos de um curso de Licenciatura em Matemática? Para responder a esse questionamento teve-se como objetivo deste trabalho, investigar as contribuições do curso de extensão de Educação Financeira para futuros professores de Matemática com atividades didáticas explorando esse tema no currículo de Matemática do Ensino Médio. Neste trabalho a abordagem metodológica está pautada na pesquisa qualitativa, para responder o problema desta investigação. Para esta pesquisa, o aporte teórico foi o histórico do tema Educação Financeira, os documentos curriculares brasileiros. Também, foi realizada uma revisão de literatura no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para a elaboração de atividades didáticas foram investigados os livros didáticos do Ensino Médio e as questões do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir disso, iniciou-se o desenvolvimento de atividades didáticas de Matemática para o Ensino Médio, envolvendo a Educação Financeira com a utilização de recursos tecnológicos como as planilhas eletrônicas, o software JClic e o website Powtoon, envolvendo os conteúdos matemáticos de porcentagem, aumentos, descontos, juros simples e juros compostos. Essas atividades fizeram parte do curso de extensão organizado e disponibilizado na plataforma Moodle do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. O curso de extensão sobre o tema Educação Financeira foi realizado na modalidade à distância, com a duração de 40 horas, e teve a participação de 22 alunos da graduação em Licenciatura em Matemática. Dessa forma, observou-se que um curso de extensão sobre Educação Financeira pode contribuir na formação inicial dos graduandos da Licenciatura em Matemática com atividades teóricas e práticas para o desenvolvimento da temática em estudo, bem como, na utilização de recursos tecnológicos para a construção de atividades e resolução dos cálculos. Constatou-se, também, que há a necessidade de formações sobre o tema na formação inicial de professores de Matemática, pois os mesmos sentem-se inseguros para trabalhar o assunto em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Financeira. Ensino Médio. Curso de Extensão.


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