A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SANEAMENTO BÁSICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DE PROJETOS

MARIANA MOSTARDEIRO DE AGUIAR

Resumo


A presente dissertação tem por objetivo investigar os quatro âmbitos do saneamento básico nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da transposição didática por meio da metodologia de projetos. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual do município de Estância Velha RS, na qual teve como público alvo 49 estudantes do 8º e 9º ano. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se como metodologia de trabalho a elaboração de projetos envolvendo a temática saneamento básico, articuladas com os componentes curriculares de cada ano. Optou-se pela utilização da Pesquisa com Métodos Mistos, integrando coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos. As coletas de dados foram realizadas no segundo semestre de 2017, após a aprovação do Comitê de Ética da instituição e incluíram produções textuais, questionários, técnica de photovoice e avaliações de imagens. Os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e os quantitativos por meio de estatística descritiva e teste estatístico não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Os resultados evidenciaram que as percepções prévias dos estudantes estavam predominantemente associadas ao esgotamento sanitário. A transposição didática do saneamento básico por meio dos projetos contribuiu para uma abordagem sistêmica do saneamento básico, bem como articulada com os componentes curriculares de cada ano, proporcionando aos alunos uma ampla reflexão sobre as problemáticas ambientais atinentes ao tema abordado no contexto em que estão inseridos. Fato que possibilitou um olhar mais aprofundado sobre as situações do cotidiano que anteriormente eram consideradas como parte integrante da realidade diária, fazendo-os repensar em atitudes e comportamentos buscando soluções sustentáveis. Por fim, tendo em vista que a melhoria das condições de saneamento básico representa um elemento fundamental para o desenvolvimento de circunstâncias favoráveis à qualidade de vida e à promoção social, esta pesquisa aponta a necessidade de estudos dessa natureza, visando a construção de competências e habilidades para saber agir de forma crítica, diante de desafios socioambientais relacionados à temática na contemporaneidade.
Palavras-chave: Metodologia de projetos. Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Métodos mistos. Saneamento básico.


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