OS RESULTADOS DA PROVA BRASIL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUPERVISORES: CAMINHOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA

EDNEI LUÍS BECHER

Resumo


Este trabalho investigou como professores de Matemática e supervisores escolares
compreendem a Prova Brasil de Matemática para identificar necessidades e
possibilidades de ação que viabilizem o planejamento e implementação de práticas
pedagógicas que usem os resultados dessa avaliação de forma a melhorar a
aprendizagem matemática dos estudantes. Para a concretização deste objetivo foi
necessário identificar o que os professores e os supervisores escolares sabem sobre
a Prova Brasil; examinar as suas opiniões sobre como e se as avaliações externas
interferem na sua prática e no cotidiano escolar; verificar os posicionamentos dos
professores perante os resultados obtidos na Prova Brasil de Matemática de 2013
por suas respectivas escolas; identificar, junto aos professores e supervisores, as
possibilidades de os resultados da Prova Brasil de Matemática servirem ao
planejamento escolar e; propor formas de apresentação dos resultados da Prova
Brasil de Matemática que facilitem e permitam maior assimilação dos dados pelos
participantes. A investigação foi realizada em um município da região metropolitana
de Porto Alegre e adotou uma abordagem qualitativa que a caracterizou como uma
pesquisa-ação. O processo metodológico desenvolvido objetivou a compreensão
e/ou interpretação das representações dos professores e supervisores sobre a
Prova Brasil e a proposição de soluções para dificuldades apresentadas pelos
participantes relacionadas à compreensão e utilização dos resultados. Geraram-se
registros que subsidiaram as descrições e análises através das anotações de campo
do pesquisador, dos registros das atividades desenvolvidas pelos participantes,
gravações de áudio e vídeo transcritas para análise, e entrevistas semiestruturadas.
Também foram utilizados os dados quantitativos disponibilizados pelo Inep para
subsidiar os estudos e análises da realidade escolar do município e das escolas dos
participantes. Os dados obtidos foram progressivamente categorizados mediante
uma análise descritiva e qualitativa dos questionários, das entrevistas e das
transcrições dos encontros, buscando-se responder aos objetivos da pesquisa. Os
resultados da investigação sugerem que a falta de conhecimento dos participantes é
um grande obstáculo para a adequada compreensão e análise dos resultados da
Prova Brasil de Matemática nas escolas; logo, integrar esses resultados ao
planejamento das redes de ensino e, principalmente, das escolas, passa por superar
as limitações de formação e, também barreiras que se desenvolveram ao longo de
todo o processo de institucionalização das avaliações em larga escala no Brasil.
Durante a investigação foram propostas soluções para problemas práticos do
emprego dos resultados das avaliações externas em larga escala pelas escolas que
tinham sido relatados pelos participantes. Contudo ao concluir o processo percebeuse
que o uso pleno dos resultados extrapola os limites da escola e demanda um
conjunto de iniciativas que precisam ser desempenhadas por vários agentes
públicos. Os resultados sugerem ainda que, apesar das manifestações críticas em
relação a Prova Brasil, quando os professores têm a possibilidade de analisar e
compreender melhor os resultados, eles reconhecem as suas realidades ali
retratadas e quais adequações na forma de divulgação dos resultados facilitariam a
sua compreensão e utilização pelos participantes. Acredita-se que com o
aprofundamento das análises dos resultados pelas escolas e pelas redes locais seja
possível a integração das avaliações em larga escala ao processo de planejamento,
viabilizando a proposição de estratégias que integrem os resultados gerados pela
Prova Brasil aos processos de avaliação e planejamento escolar.


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