O PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL:UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA COM OS CONCEITOS BÁSICOS DA ESTATÍSTICA IMPLEMENTADOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA

KARINE MACHADO FRAGA DE MELO

Resumo


A Educação Estatística nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica no Brasil tem um papel fundamental no desenvolvimento da interdisciplinaridade, da transversalidade, do espírito científico e da formação dos alunos para a cidadania. No entanto, a inserção da Estatística, ainda não tem sido prioridade em sala de aula, pois os conceitos estatísticos, em geral, têm sido colocados ao final dos programas de ensino e assim, nem sempre estudados pelos alunos. Dessa forma, buscou-se realizar uma pesquisa sobre as possibilidades de desenvolvimento do pensamento estatístico em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental através da implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de uma sequência didática eletrônica contendo os conceitos básicos da Estatística articulada à estratégia metodológica de projetos de pesquisa. A investigação buscou responder como a articulação da estratégia metodológica de projetos de pesquisa com o desenvolvimento de uma sequência didática eletrônica contendo os conceitos básicos da Estatística contribui para a formação do pensamento estatístico em estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental que não tiveram acesso ao estudo dos conteúdos da Estatística nos anos anteriores de escolaridade. Adotou-se um enfoque qualitativo e para a implementação da proposta metodológica foram executadas etapas em que se identificaram quais os conceitos da Estatística são ensinados nos anos finais do Ensino Fundamental, quais os objetivos a serem alcançados, as metodologias utilizadas e se estas possibilitam o desenvolvimento do pensamento estatístico; investigou-se quais habilidades estatísticas estão presentes nas avaliações da Educação Básica através da análise da matriz de referência da Prova Brasil, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA); investigou-se os livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático no ano de 2013, no que tange o processo de ensino e aprendizagem da Estatística; investigou-se como a implementação de uma sequência didática eletrônica, no Sistema Siena, com os conteúdos da Estatística contextualizados com temas de relevância social contribui para a construção do conhecimento dos conceitos estatísticos. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário para traçar o perfil dos estudantes investigados; os bancos de dados fornecidos pelo Sistema Siena; os registros produzidos pelos alunos; observações realizadas pela professora pesquisadora; filmagens. A investigação abrangeu duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, num total de 52 alunos de
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uma escola pública estadual do munícipio de Porto Alegre/RS. Os resultados apontam que a implementação de uma sequência didática eletrônica integrada com a estratégia metodológica de projetos de pesquisa oportunizou, aos estudantes investigados, o estudo dos conceitos estatísticos, bem como, condições para a compreensão de aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais desejáveis ao desenvolvimento da literacia estatística articulada ao desenvolvimento de habilidades estatísticas, evidenciadas pela professora pesquisadora através do acompanhamento e da avaliação do desempenho dos grupos de estudantes na realização das atividades práticas que constituíram as etapas estabelecidas para o desenvolvimento dos projetos, no qual foi possível identificar a presença de componentes necessários à formação do pensamento estatístico. Nesse sentido, entende-se que o objetivo geral dessa investigação foi alcançado, e sugere-se aos educadores a adoção e articulação de estratégias metodológicas que favoreçam a inserção efetiva da Educação Estatística em todos os níveis de escolaridade visando à formação de indivíduos capazes de utilizarem, de forma adequada, as ferramentas estatísticas, para descreverem e interpretarem situações-problema admitindo a presença da variabilidade e da incerteza, promovendo, assim, uma consciência crítica sobre o papel da Estatística no contexto social e político no qual os estudantes encontram-se inseridos.


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