O ESTUDO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO BRASIL E NO MÉXICO: um olhar na perspectiva da Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa

ALEXANDRE BRANCO MONTEIRO

Resumo


Neste trabalho, apresentamos uma investigação sobre o processo de estudos dos Números Racionais envolvendo o Brasil e o México, tendo como suporte teórico a Teoria Socioepistemológica da Matemática Educativa (TSME). Consideramos este referencial interessante para analisar o processo de estudo dos Números Racionais em contextos diferentes, por suas características contextualizada, relativista e pragmática. Propomos o seguinte problema de pesquisa: Como a TSME pode orientar indicações curriculares para o processo de estudo dos Números Racionais? Nosso objetivo geral é realizar uma investigação sobre o processo de estudos dos Números Racionais no Brasil e no México, tendo como referência as indicações oficiais, procurando identificar aspectos similares e especificidades para o estudo desse conteúdo sob o enfoque da TSME e, ao final, apresentar uma proposta de ensino desse tema para o Ensino Fundamental brasileiro usando a TSME como referencial. A pesquisa foi dividida em quatro etapas de trabalhos: 1ª) estudo do referencial teórico; 2ª) análise documental sobre as leis que regem a educação de ambos os países e as orientações sobre o estudo dos Números Racionais; 3º) visita a escolas, acompanhamento de atividades e entrevistas com um grupo de professores brasileiros e mexicanos para compreender como se dá o processo de estudo do tema; 4ª) propor uma reflexão sobre o estudo dos Racionais, nas indicações oficiais e na prática dos professores investigados. Foi necessário um período de seis meses de estudos no México. Além do aprofundamento do conhecimento sobre a teoria, o período de estudos, no México, possibilitou conhecer o sistema educativo mexicano que, comparado ao brasileiro difere em estrutura e normas. Participaram dessa investigação um grupo de professores da rede municipal de Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil e um grupo de professores da rede pública do município de Huajuapan de León, Oaxaca, México. Com realidades diferentes, em seus sistemas educacionais quanto à estrutura e à organização, verificamos reflexos nas ações dos professores quanto a sua autonomia em relação aos planejamentos das aula. Foi possível perceber que tanto as orientações quanto os planos de estudo são norteadores para a prática docente, mas não são as únicas referências que os professores utilizam na sua prática. Os professores brasileiros investigados, em seus discursos, afirmam que seguem os planos de estudos da escola, mas têm como suporte os livros didáticos como fonte de pesquisa principal para os planos de aula. Os professores mexicanos seguem um cronograma mais rígido para desenvolver os conteúdos em sala de aula, já que devem cumprir a base de conteúdos determinada pelo governo. Um aspecto em comum entre professores brasileiros e mexicanos é a experiência profissional como elemento fundamental para otimização de tempo e seleção de relevância dos conteúdos a serem trabalhado, assim como as metodologias adequadas para o seu ensino. Em relação ao tema Números Racionais, na fala dos professores, verificamos o uso de problemas contextualizados, que levem em consideração a realidade dos estudantes. No caso brasileiro, os contextos construídos, segundo os próprios professores soam como artificiais em relação às frações. Na realidade mexicana, encontramos mais situações cotidianas de uso de frações como contagem de horas, medidas de peso, porém, seu uso também é restrito a alguns tipos de frações. A prática docente é normada por orientações, mas também por necessidades socioculturais, devendo se adaptar a elas, e a Socioepistemologia se mostra como um referencial coerente com as necessidades educacionais encontradas, ao promover a ideia da necessidade do empoderamento profissional docente através da problematização do saber matemático e da Matemática escolar. O empoderamento profissional docente converge para as necessidades expostas pelos professores investigados, brasileiros e mexicanos, que nem sempre encontram, na instituição escolar, o apoio necessário para discutir questões de cunho didático e metodológico do estudo da Matemática, não havendo, geralmente, profissionais capacitados para dar esse suporte. A problematização do saber matemático e da matemática escolar
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possibilita a reflexão epistemológica e didática dos diferentes significados dos Racionais, nem sempre abordados de forma adequada nos programas de estudos e livros didáticos. Consideramos que essa investigação atingiu a sua proposta de compreender como a TSME pode contribuir para a prática escolar, ao permitir, através dessa perspectiva, entender os aspectos explícitos e implícitos que agem e influenciam na ação dos sujeitos envolvidos no processo de estudo.


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