FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO NORMAL E O USO DAS TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

MAGALE PEREIRA

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo investigar o uso e as contribuições das TIC
no processo de formação inicial de professores do Curso Normal (AEN), durante
suas práticas de ensino na disciplina de Didática de Ciências da Natureza. Ao longo
das aulas as futuras professoras exploraram ferramentas tecnológicas e redes
sociais com o objetivo de ampliar seu domínio sobre estes recursos. Tendo as
práticas escolares como atividades curriculares do Curso Normal, as alunas
realizaram um levantamento buscando identificar quais os recursos das TIC estão
disponíveis nas escolas públicas nas quais aplicaram suas práticas escolares, tanto
na Educação Infantil como nos Anos Iniciais. A pesquisa tem caráter qualitativo,
delineada por estudo de caso, realizando uma análise discursiva dos Instrumentos
de Coleta de Dados, das atividades realizadas nas aulas de Didática de Ciências da
Natureza, envolvendo os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas e os
relatórios das atividades práticas, aplicadas pelas alunas. Cada aluna optou pela
escola de aplicação, assim a pesquisa ampliou seu panorama, atingindo diversas
escolas do Vale do Caí, revelando a realidade referente aos recursos tecnológicos
de cada instituição. Os relatórios das práticas pedagógicas realizadas pelas alunas
do Curso Normal (AEN) demonstram que tanto na Educação Infantil quanto nos
Anos Iniciais foi possível fazer uso das TIC como ferramentas didáticas,
contextualizando o ensino de Ciências e desenvolvendo atividades variadas a partir
do uso de recursos tecnológicos disponíveis nas escolas. Embora em alguns
momentos as alunas relatem que os professores titulares declararam não utilizar os
recursos tecnológicos, por falta de formação sobre as ferramentas disponíveis, o que
inviabiliza o uso das TIC como ferramenta didática, reafirmando a importância da
formação inicial e continuada sobre o uso dos recursos tecnológicos para os
professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.