ANÁLISE DOS RESULTADOS E DESCRITORES DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA DE 2015 DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE/RS

FABÍOLA MARIA ARIOLI TOMASI

Resumo


Este trabalho visa investigar os resultados e os descritores avaliados, nas questões do Teste 1 e do Teste 2, presentes na Provinha Brasil de Matemática, realizada no ano de 2015. A pesquisa teve como base os testes realizados pelos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental de 23 escolas públicas do município de São Leopoldo/RS. Desenvolvida no âmbito da Educação Matemática, tem como problema de pesquisa: Quais as questões e os descritores da Provinha Brasil de Matemática de 2015 que se apresentaram como mais fáceis e mais difíceis pelos resultados dos Testes 1 e 2, realizados com o 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de São Leopoldo/RS? Nesse contexto, elencaram-se, a partir da Matriz de Referência da Provinha Brasil de Matemática, os descritores matemáticos avaliados conforme os eixos: Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. A pesquisa teve uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, sendo o método para a coleta de dados e sua posterior análise caracterizado como método misto. A coleta de dados ocorreu após a correção dos testes e preenchimento das fichas de correção disponibilizadas no Guia de Correção e Interpretação dos Resultados de cada turma das escolas. Os resultados quantitativos e qualitativos desta pesquisa foram analisados em duas etapas. A primeira etapa diz respeito ao Teste 1 e a segunda, se refere ao Teste 2. Dos 1.684 testes realizados, Teste 1 e Teste 2, apenas 328 foram utilizados nas análises comparativas, tanto quantitativas quanto qualitativas, pois disponibilizaram os resultados da Provinha Brasil mediante o preenchimento adequado das fichas de correções que acompanharam o kit de aplicação. Segundo os resultados da comparação entre os testes, identificamos como descritores fáceis os que se referem a associar a contagem de coleções de objetos à representação numérica das suas respectivas quantidades, comparar ou ordenar quantidades pela contagem, para identificar igualdade ou desigualdade numérica, resolver problemas que demandam as ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades, reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais, comparar e ordenar comprimentos e identificar e relacionar cédulas e moedas. Assim, também identificamos os descritores mais difíceis, que são: resolver problemas que demandam as ações de comparar e completar quantidades, resolver problemas que envolvam as ideias da multiplicação, identificar, comparar, relacionar e ordenar tempo em diferentes sistemas de medidas, associar a denominação do número à sua respectiva representação simbólica, comparar e ordenar Números Naturais, identificar figuras geométricas planas e informações apresentadas em gráficos de colunas. Os descritores destacados por esta pesquisa precisam ser retomados no Ciclo de Alfabetização, bem como o aprofundamento de conceitos ao longo do Ensino Fundamental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.