APRENDIZADO DE GEOMETRIA MOLECULAR E REPRESENTAÇÕES ATOMÍSTICAS COM O USO DE MODELOS MOLECULARES: análise das imagens mentais de estudantes com cegueira congênita

Maria Cristina Aguirre Schwahn

Resumo


A Química, considerada a mais visual das ciências, por fazer uso de uma grande variedade de representações como forma de expressar conceitos, utilizando para tal representações em 2D e 3D, relaciona-as à capacidade de visualização e a habilidades cognitivas, em especial à habilidade visuoespacial, colocando uma barreira para o aprendizado de alunos cegos.A construção do conhecimento químico por alunos cegos é, indiscutivelmente, uma questão que merece um tratamento sistemático aprofundado, pois várias interrogações se fazem presentes uma vez que esta ciência constitui uma linguagem indispensável para a leitura crítica dos contextos sócio, político e histórico que nos determinaram e que vivemos. O aluno cego congênito, sujeito desta pesquisa, apresenta uma peculiaridade entre os alunos com deficiência visual e a problemática do ensino em foco, porque, como não possuem memória visual, constroem representações mentais de fenômenos químicos por meio de estímulos nãovisuais e das relações sociais que estabelecem com outros indivíduos com deficiência visual e videntes, captando, através dos outros sentidos, os sinais exteriores e decodificando-os.Nessa busca, percebeu-se que a construção de conhecimento por alunos cegos congênitos pode ocorrer através das representações de suas imagens mentais, que trazem características semelhantes à percepção de alunos videntes, colocando o foco desta pesquisa na maneira como um aluno cego congênito constrói representações mentais do tipo imagem visual de modelos bi e tridimensionais de estruturas químicas, que compõe a linguagem deste campo de conhecimento, e quais características tais imagens apresentam. Fundamentada na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky e na Teoria da Mediação Cognitiva, os resultados indicam que as imagens mentais e as representações imagéticas dos estudantes, associadas aos conceitos de ligações químicas e isomeria CIS/TRANS, evoluíram depois da utilização de modelostáctil tipo balls-and-sticks e da interação com a pesquisadora, interação esta psicofísica, social e sociocultural, ao desenvolverem seus drivers de geometria molecular.

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