NÚMEROS DECIMAIS E O TEMA TRANSVERSAL TRABALHO E CONSUMO: UM EXPERIMENTO UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA

Rosana Pinheiro Fiuza

Resumo


No dia a dia utilizam-se  os Números Decimais em diversas situações, como em medidas,  temperaturas, valores  de  produtos,  entre  outras  aplicações,  o  que  sinaliza  a  importância  da  Escola  desenvolver  situações problemas  em  que  os  estudantes  possam  reconhecer  estes  números  no  seu  cotidiano.  Nesta  investigação apresenta-se o desenvolvimento de uma Sequência Didática Eletrônica, para o 6º ano do Ensino Fundamental, envolvendo  a  temática  Números  Decimais,  com  atividades  relacionadas  ao  tema  Transversal  Trabalho  e Consumo.  A  pergunta  norteadora  é:  Quais  as  possíveis  contribuições  de  uma  Sequência  Didática  Eletrônica implementada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem  (SIENA) para a potencialização do processo de ensino e aprendizagem da temática Números Decimais envolvendo o tema Transversal Trabalho e Consumo para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral dessa investigação é investigar as potencialidades de  uma  Sequência  Didática  Eletrônica  como  estratégia  de  ensino  e  aprendizagem  para  os  Números  Decimais integrados ao tema Transversal Trabalho e Consumo para o 6º ano do Ensino Fundamental.   Para alcançar este objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar atividades didáticas que envolvam os conceitos de Números Decimais estabelecendo relações com o tema Transversal Trabalho e Consumo   para o 6º ano  do  Ensino  Fundamental;  construir/desenvolver  uma  Sequência  Didática  Eletrônica,  com  a  temática investigada;  implementar no sistema informático SIENA o ambiente de investigação, disponibilizando o grafo com a temática investigada,  o banco de questões para  os testes adaptativos e as sequências didáticas para cada conceito  a  ser  desenvolvido;  investigar  o  desempenho  dos  estudantes  de  duas  turmas  do  6º  ano  do  Ensino Fundamental  encontram  ao estudar  uma Sequência Didática Eletrônica com  Números Decimais e  investigar as potencialidades  frente  à  Sequência  Didática  Eletrônica  desenvolvida  com  a  temática.  A  Sequência  Didática Eletrônica  foi  desenvolvida  utilizando  o  Sistema  Integrado  de  Ensino  e  Aprendizagem  (SIENA),  que  é  um sistema  inteligente  para  apoio  ao  desenvolvimento  do  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de  um  conteúdo qualquer.  Para  isso  são  necessárias  as  seguintes  ações:  desenvolvimento  de  um  grafo  dos  conceitos  a  serem abordados com a temática em estudo; Sequência Didática Eletrônica para cada conceito do grafo e o banco de questões  para  os  testes  adaptativos  para  cada  conceito  do  grafo.  A  abordagem  metodológica  é  qualitativa.  A investigação  foi  desenvolvida  em  três  etapas:  levantamento  bibliográfico  dos  aspectos  teóricos  e  didáticos  da temática Números Decimais, investigando atividades didáticas relacionadas com o tema  Transversal Trabalho  e Consumo; implementação do ambiente de investigação no sistema SIENA e o experimento com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Canoas/RS.  As perspectivas de análise foram: a análise do  perfil  dos  estudantes,  análise  do  desempenho  geral  das  duplas  de  estudantes  investigados,  evidenciando  o menor  e  o  maior  desempenho  nos  conceitos  estudados;  análise  individual  do  desempenho  de  cada  dupla  de estudantes  e  análise  da  Sequência  Didática  Eletrônica  desenvolvida.  Os  resultados  da  Sequência  Didática Eletrônica  como  estratégia  de  ensino  e  aprendizagem  para  o  conteúdo  de  Números  Decimais  apontam  que  o conceito  de  Expressões  Numéricas  com  Resolução  de  Problemas  foi  onde  os  estudantes  apresentaram  menor desempenho. O conceito de maior desempenho foi o de  Situações do Dia a Dia onde os estudantes identificaram e  reconheceram  os  Números  Decimais  no  cotidiano.  A  partir  do  desempenho  geral  das  duplas  de  estudantes , percebe-se que o estudo dos Números Decimais utilizando uma Sequência Didática Eletrônica foi positiva para a construção  dos  conceitos,  proporcionando  momentos  de  reflexão  sobre  a  temática  e ,  uma  visão  diferenciada, frente às questões de consumo, do valor do trabalho e da própria Matemática. Esta investigação foi desenvolvida dentro  do  Observatório  de  Educação  -  Edital  Nº  38/2010/CAPES/INEP,  no  Projeto  Formação  Continuada  de Professores  em  Ciências  e  Matemática  visando  o  Desenvolvimento  para  o  Exercício  Pleno  da  Cidadania desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação  em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.