O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Malcus Cassiano Kuhn

Resumo


A presente pesquisa histórica tem como objeto de estudo a verificação de qual Matemática era ensinada nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. O objetivo é investigar o ensino da Matemática nessas escolas, no sentido de analisar seu funcionamento e estrutura; a formação de seus professores; as orientações didáticas para o ensino da Matemática; os livros didáticos da disciplina utilizados nas escolas investigadas, por meio de cinco unidades de análisee trinta categorias; a Matemática presente em periódicos editados para crianças, publicados pela Casa Publicadora Concórdia e utilizados de forma complementar nas escolas paroquiais. Baseado em pesquisa documental e em fontes orais, o estudo assume um caráter qualitativo, cujo aporte metodológico se apoia na pesquisa histórica, na pesquisa histórica em Educação Matemática, nas disciplinas escolares no contexto da pesquisa histórica, na cultura escolar, no livro didático como fonte de informações históricas e na análise de conteúdo. A fundamentação teórica está centrada no estudo da trajetória histórica dos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul, da história da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), do contexto escolar teuto-brasileiro e da concepção educacional luterana. A imigração alemã no estado, a partir de 1824, contribuiu para o seu desenvolvimento através da colonização de regiões cobertas por florestas e ainda não exploradas. Os principais eixos institucionais das “picadas” constituídas eram: religião, escola, agricultura, arte e diversões. Foi a partirde 1900 que o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje IELB, iniciou sua missão nessas colônias alemãs, fundando congregações religiosas e escolas. Em relação às contribuições originais do presente trabalho à história da Educação Matemática, percebeu-se que as escolas paroquiais luteranas eram constituídas por classes multisseriadas e mantidas pela comunidade escolar, sendo subvencionadas pelo Sínodo para pagamento do salário do professor/pastor. Com poucos
recursos didáticos, o ensino acontecia baseado na recitação e na memorização. Os professores paroquiais eram formados pelo Seminário Concórdia de acordo com os princípios morais e religiosos da IELB, pois as escolas estavam inseridas num projeto da comunidade que buscava o ensino de língua materna, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. As orientações didáticas para o ensino da Matemática nas escolas luteranas enfatizavam a construção do conceito de número de forma intuitiva, a importância do desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e o cálculo mental, e o uso do conhecimento formal matemático para ensinar saberes úteis à vida dos alunos. As escolas utilizavam material didático de Matemática específico, como a série Ordem e Progresso e a série Concórdia, editados com base em princípios morais e educacionais idealizados pela IELB, com a abordagem de conteúdos relacionada à realidade dos alunos da época. O processo de ensino e aprendizagem nos livros analisados se concentrou nos cálculos escritos e nos cálculos mentais, com o propósito de instrumentalizar as gerações de colonos para a solução de diversos problemas do dia a dia, seja na administração do orçamento familiar ou no gerenciamento da propriedade rural. Os periódicos editados para crianças, e utilizados de forma complementar nas escolas paroquiais luteranas, apresentavam os conhecimentos matemáticos de forma lúdica através de atividades de raciocínio lógico e de cálculo mental, integrando-os também com histórias bíblicas. Dessa forma, o estudo realizado contribui para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, como um modo de promover reflexões sobre a sua prática docente e os materiais didáticos empregados no ensino, à luz da legislação educacional vigente.


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