PERCEPÇÕES SOBRE O USO DE REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL: UM ESTUDO NO CONTEXTO DE ALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE

Márcio Roberto Machado da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões sobre a percepção de alunos e professores de Ciências e Matemática da região metropolitana de Porto Alegre/RS quanto ao uso de redes sociais no ensino de Ciências e Matemática, tendo como base o referencial teórico sobre
redes sociais, experiências de algumas empresas na regulamentação do uso de redes sociais por parte de seus colaboradores, e um estudo qualiquantitativo realizado acerca do perfil dos alunos e professores da área de Ciências e Matemática, assim como
diretores de escolas da região metropolitana de Porto Alegre/RS, em relação ao uso de redes sociais aplicados à educação. No referencial teórico são apresentados os conceitos relacionados à educação e cibercultura, assim como às redes sociais, explicando desde a origem histórica do termo, passando pela significância do tema para as pesquisas científicas, até chegar na significância de redes sociais que hoje conhecemos. Neste caminho, são apresentados conceitos, classificações e topologias dessas redes, apresentando estatísticas que demonstram a evolução e o estágio atual das mídias sociais. Na pesquisa realizada, foram consultados 1027 alunos e 65 professores. A pesquisa apresenta reflexões sobre o perfil dos alunos, professores e diretores destas escolas em relação ao uso de redes sociais na educação, percebendo-se que as redes sociais são amplamente utilizadas por esse público, mas não como ferramenta pedagógica. E a pesquisa aponta os principais fatores que motivam esse comportamento. Por fim, são propostas reflexões que objetivam inspirar o uso de redes sociais na educação, considerando aspectos como a escolha da rede social, formas de uso e cuidados nas redes sociais, funcionalidades, aspectos socioculturais, ética, privacidade, segurança e atividades educativas potenciais que podem ser desenvolvidas pelos professores utilizando as redes sociais.


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