POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE UM GRUPO DE ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cristiane Stedille Dall'Alba

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, a partir da inserção do software GeoGebra em atividades de ensino para esse ano/nível, tomando como base o modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. Para tal foram planejadas e implementadas, junto aos estudantes, Unidades de Ensino organizadas a partir das temáticas: ângulos; reta, semirreta, segmento de reta; polígonos; triângulos e quadriláteros. Por utilizar o recurso da tecnologia, no caso o software GeoGebra, teoricamente a investigação busca apoio nos referenciais os quais destacam a utilização de tais mídias no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A investigação apoia-se, também, no modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele, no que se refere anvestigar o nível de desenvolvimento do pensamento geométrico dos alunos. Metodologicamente a investigação está inserida em uma perspectiva qualitativa e foi organizada em quatro etapas: na primeira foram feitos os levantamentos, pesquisas e análises bibliográficas; na segunda foi elaborada a proposta de trabalho e construídas as Unidades de Ensino; na terceira, foram implementadas as Unidades de Ensino, junto aos alunos, e, na quarta etapa realizou-se a organização e análise dos dados. Participaram da pesquisa 38 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, de uma Escola pública situada no município de Canoas/RS. Foram analisadas as produções dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas em sala de aula, documentos escritos, arquivos contendo atividades realizadas no GeoGebra e registros feitos pela professora/pesquisadora em diário de campo. Resultados
apontam que, as Unidades de Ensino formuladas, de caráter investigativo, provocaram discussões e interações mostrando que a utilização do software GeoGebra pode contribuir para a construção do conhecimento dos alunos. Assim percebeu-se que o GeoGebra mostrouse um importante recurso didático no processo de ensino e a prendizagem da Geometria, especialmente no que diz respeito ao avanço dos alunos no que se refere ao desenvolvimento dos níveis de pensamento geométrico. Por meio das análises foi possível perceber um avanço no nível 1 (visualização) e o transitar dos estudantes no nível 2 (análise) do modelo de Van Hiele. A partir da análise dos dados evidenciou-se que o software contribuiu para a apropriação dos conceitos abordados, pois foi possível perceber o progresso dos estudantes nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do modelo de Van Hiele. Entende se que a utilização do software não é a única possibilidade para que os alunos avancem nos níveis, mas é uma possibilidade que, dentre outras, permite criar nas aulas de Matemática, mais especificamente de Geometria, condições nas quais os estudantes possam construir conhecimentos.


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