AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO OLHAR DOS ALUNOS SOBRE EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E AMBIENTE EM UMA ESCOLA DE BOA VISTA-RR

Jocelia Costa Rodrigues

Resumo


O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, buscou analisar as percepções dos professores em relação à saúde, ambiente e sociedade a partir do olhar dos alunos da Escola Municipal Dalício Faria Filho, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em Boa Vista/RR. Participaram as turmas de 3º, 4º e 5º ano, totalizando 362 alunos. A pesquisa iniciou com observações, análise da Proposta Curricular Municipal de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais de Boa Vista/SMEC, da Proposta Pedagógica da escola e dos planos de aula dos professores durante os anos de 2013 e 2014. Foram apresentados ainda aos alunos um material com imagens, tais como: planeta Terra, mapa do Brasil, construções urbanas, mata, rio, animal nativo, prato com alimentos de origem animal, prato com vegetais, água, bebê, professores e alunos, escola, computador, indústria em funcionamento. A partir da visualização das imagens, os alunos escreveram até três expressões associadas a elas, compondo um conjunto de dados, os quais foram analisados por meio das ferramentas da estatística descritiva. Os resultados obtidos com os alunos foram apresentados à gestora e às professoras mediante entrevistas para obter as percepções a respeito das respostas dos alunos. As respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo, buscando encontrar os aspectos principais relacionados à educação, sociedade e ambiente. A metodologia diferenciada proporcionou que os estudantes expressarem
suas concepções a respeito de temas relacionadas à saúde, ao ambiente e à sociedade, indicando diferenças em relação aos anos finais, especialmente o quinto ano, cujos alunos elencaram um conjunto mais restrito de vocábulos, buscando uma maior precisão conceitual, ao contrário dos estudantes do terceiro ano cuja amplitude de termos indicou, inclusive, uma maior ênfase ao senso estético ao considerar as questões analisadas. As docentes e a gestora atribuíram tais resultados ao trabalho realizado na escola, identificando os domínios conceituais trabalhos em cada ano como responsáveis pelos termos lembrados pelos estudantes, indicando, em suas percepções, uma predominância da educação formal sobre os demais espaços de aprendizagens da atualidade.


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