OBSERVAR COM SENTIDO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MA TEMÁTICA ENVOLVENDO A UTILIZAÇÃO DO RPG

Bruno Grilo Honorio

Resumo


A  competência  de  Observar  com  Sentido busca  um  olhar  profissional  para  a educação por meio de uma tomada de decisão de ação.Esta dissertação apresenta um  experimento  realizado  com  alunos  no  início  de  sua  formação  inicial  em licenciatura em Matemática da Universidade Luteranado Brasil, com o objetivo de Investigar os aspectos que apoiam o desenvolvimentoda competência de  Observar com  Sentido em  estudantes  de  Licenciatura  em  Matemática  em  um  contexto  Blearning, analisando  uma  situação-problema  com  alunos  do  Ensino  Fundamental envolvidos  em  um  jogo  de  interpretação  de  personagens.  Para  alcançar  este objetivo, foram traçados os seguintes objetivos específicos: construir uma situação de  Resolução de Problemasenvolvendo um jogo de interpretação de personagens com situações matemáticas, implementar (desenvolver, aplicar, analisar) o ambiente de investigação de uma interação  on-linecom um grupo de alunos de Licenciatura em Matemática, investigar se estudantes de Matemática Licenciatura, em formação inicial,  identificam  potencialidades  de  uma  atividade  de  Resolução  de  Problemas envolvendo  um  jogo  de  interpretação  de  personagens  com  alunos  do  Ensino Fundamental  e  Investigar  as  interações  e  as  discussões  de  um  grupo  de licenciandos  em  Matemática  em  um  experimento  com  análise  de  vídeos,  em  um ambiente  b-learning,  buscando  identificar  o  “identificar”,  “interpretar” e  “tomar decisão”  na  competência  de  Observar  com  Sentido.  A  interação  entre  os licenciandos ocorreu de maneira  b-learning,uma vez que possui etapas presenciais, em sala de aula, e etapas a distância, na plataforma  moodle,  no formato de fórum. Para analisar se ocorreu o desenvolvimento de tal competência, utilizou-se a análise argumentativa  de  Toulmin,  que,  por  sua  vez,  analisa os  argumentos  dos licenciandos  separando-os  em  “dado”,  “justificativa”  e  “conclusão”,  podendo  assim gerar  um  veredicto  sobre  a  argumentação  dos  alunos  a  respeito  da  atividade. Percebeu-se que os licenciandos possuem dificuldades em tomar atitudes de ação frente  a  uma  situação-problema,  no  entanto  o  experimento  proporcionou  uma oportunidade de melhorar esse aspecto, mostrando que a competência de Observar com Sentidopode ter sido desenvolvida com experimentos desta natureza.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.