APROXIMAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM AMBIENTE VIRTUAL

Danielle Caregnatto

Resumo


A  presente  pesquisa  teve  como  objetivo  “investigar,  a  partir  de  um  curso  de formação continuada em rede social, as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino  Fundamental  sobre  conceitos  matemáticos  e  alfabetização  envolvidos  na aquisição da Língua Escrita.  O fundamento dessa investigação surge, pois, pouco ainda é  feito  em  relação  à  integração  da  Matemática  com  a  Língua  Materna.  Há  um desconhecimento de como são importantes os conhecimentos  que a Matemática oferece para  a  aquisição  da  Língua  Escrita.  A  temática  sobre  a  relação  entre  Matemática  e Alfabetização é pertinente para que ocorra uma ressignificação de práticas docentes, que possuem  como  ponto  chave  o  desenvolvimento  infantil  escolar.  Para  contemplar  a complexidade da inter-relação, buscou-se a abordagem metodológica  qualitativa  como uma possibilidade de  análise consistente dos achados.  Para os professores interessados,de forma voluntária, foi propiciada uma formação continuada em ambiente virtual, para que a temática  –  Matemática e Alfabetização, fosse discutida.  Os sujeitos  participantes da  pesquisa  foram  professores  da  Educação  Básica,  licenciandos  ou  licenciados  em Pedagogia  e  Matemática,  que  atuavam  na  rede  pública  e  privada  da  região metropolitana  de  Porto  Alegre.  Buscou-se  verificar  quais  são  as  concepções  iniciais evidenciadas  por  professores  dos  Anos  Iniciais  sobre  os  conceitos  matemáticos  e  o processo  de  alfabetização  e  identificar  possíveis  ressignificações  de  concepções  que articulem  a  Matemática  à  Alfabetização  no  processo  de  aquisição  da  Língua  Escrita.Identificou-se, inicialmente, que a articulação da Matemática com a Alfabetização em Língua Materna estava  muito ligada ao Português dentro da Matemática. Ao final, os participantes começaram a trazer em seus discursos uma nova compreensão, agora sobre o  quanto  a  Matemática  é  base  também  para  as  questões  de  forma  e  conteúdo  de qualquer  construção  em  Língua  Portuguesa.  Nesse  sentido,  foram  identificadas ressignificações  que articulam  a Matemática à Alfabetização no processo de aquisição da Língua Escrita.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.