ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA LIBRAS: PRÁTICAS E REFLEXÕES

Debora Carolina Molina Lemes

Resumo


O tema desta pesquisa é o ensino da Matemática, no contexto da Libras, a partir de reflexões realizadas com um grupo de alunos do Curso Normal para a Educação Matemática de surdos. Esta pesquisa insere-se no projeto “Formação continuada de professores em Ciências e Matemática visando o desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania” aprovado pelo Edital nº 38/2010/CAPES/INEP Observatório da Educação, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). A pesquisa foi realizada com 30 alunos do 3º ano do Ensino Médio habilitação em Magistério do município de Canoas/RS, na disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), os quais elaboraram materiais didáticos para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Foram abordados os conceitos de número natural, decimais,frações, medidas de tempo e espaço a partir de questões da Prova Brasil -2011 que nos auxiliou a definir os conteúdos a serem explorados. Deste modo, esta avaliação assumiu um papel prescritivo, em vez de diagnóstico. Os objetivos deste estudo para a área da Educação Inclusiva são implementar materiais didáticos que auxiliem na
compreensão de conceitos da Matemática tendo como premissa, contemplar requisitos importantes para educação de surdos como: o visual e o espacial com o uso de sua língua materna, a Libras. Também busca investigar percepções de professores e futuros professores acerca dos materiais desenvolvidos e refletir sobre como articular a Libras com enunciados de Matemática para melhor compreensão dos alunos do 9º ano de uma escola bilíngue para surdos. Constatamos que a proposta de desenvolver práticas de ensino com a Libras possibilitou a geração de um contexto significativo, em que os sujeitos envolvidos nesta investigação perceberam possibilidades para o processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática para alunos surdos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.