UM ESTUDO DE CASO SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOSDE ELETROMAGNETISMO: A INFLUÊNCIA DA HIPERCULTURA E MEDIAÇÃO DIGITAL.

Fernando Colmby Piepper

Resumo


O  estudo  com  relação  à  aprendizagem  de  conceitos  de Física,  envolvendo tecnologias,  tem  sido  tema  de  pesquisas  atuais  na  área  de  Ensino  de  Ciências  e Matemática.  O  presente  trabalho  busca  trazer  evidências  do  impacto  destas tecnologias  de  informação  e  comunicação  em  termos  das  mudanças  conceituais resultantes  de  seu  uso,  no  âmbito  do  ensino  de  Eletromagnetismo,  tópico  pouco investigado dentro da temática de utilização das TIC no aprendizado de conceitos científicos. Para esse fim trabalhamos sob a luz deuma teoria cognitiva baseada na ideia de que a inteligência humana não resulta apenas do funcionamento cerebral, mas também da complementação desse funcionamento pelo processamento auxiliar realizado  por  estruturas  externas  ao  indivíduo,  a  Teoria  da  Mediação  Cognitiva (TMC).  O  foco  da  investigação  é  a  compreensão,  por  parte  dos  alunos,  da  lei  de Faraday e da lei de Lenz. O grupo observado foi submetido a uma intervenção com a  utilização  de  simuladores  computacionais  utilizando  a  técnica  instrucional  P.O.E (Predizer-Observar-Explicar).  Os  resultados  são  indicativos  de  uma  possível aprendizagem  por  meio  da  aquisição  de  drivers e  apontam  para  uma  mudança conceitual através da utilização de simuladores, como mediadores. Porém esta não foi à única forma de mediação para a evolução conceitual estudada.

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