HISTORIOGRAFIA DO ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL E O PERFIL ACADÊMICO DOS PROFESSORES QUE LECIONAM QUÍMICA NA CIDADE DE VALENÇA-BA

Giovani Gomes Lessa

Resumo


A presente dissertação refere-se a um estudo historiográfico sobre a dificuldade da introdução da disciplina Química nas escolas brasileiras, desde que essas se iniciaram no Brasil. Trabalhou-se com um levantamento histórico dessa Ciência, tanto no Brasil Império, quanto na República; as reformas educacionais marcaram presença sem, contudo, chegarem a estabelecer currículos que apresentassem equilíbrio entre as ciências que compõem o conhecimento em geral, até à última reforma educacional. Tendo em vista a historiografia da Química na caminhada curricular, compreende-se a problemática que representa a dificuldade em relação a professores habilitados para a Educação Básica, que faz exigências visando a qualidade da formação docente.Além do levantamento da história do ensino da Química no Brasil, o objetivo aqui foi fazer um levantamento sobre o perfil dos professores que lecionam a disciplina Química nas escolas públicas estaduais da cidade de Valença-BA, objetivando conhecer a formação e as metodologias utilizadas em sala de aula , investigar a influência e o desenvolvimento das atividades docentes e possíveis reflexos no processo ensino/aprendizagem relacionados a essa disciplina, nas escolas de Ensino Médio, ocasionados pela falta de professores licenciados em Química . Com base em uma revisão bibliográfi ca e também, pesquisa quali/ quantit ativa, de caráter analítico,valendo-se de um questionário, buscou-se conhecer a formação em licenciatura dos professores que exercem a docência de Química nas escolas da ci dade. Ao lado dessa investigação buscou-se reunir as possibilidades disponíveis para a formação dos professores na disciplina em questão, uma vez que os estudos relativos à Química são de grande importância para a sua valorização e aplicação de didática específica.Pode-se verificar, no presente trabalho, uma grande disparidade na formação e a atuação de professores que lecionam Química no ensino médio da cidade em questão, onde se constatou um reduzido número de docentes que possuem graduação na área específica, o que pode afetar diretamente o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Verifica-se que o perfil dos professores pesquisados se encontra distante do real desejado e necessário para um bom
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem em Química.


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