A ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE

Karine Machdo Fraga de Melo

Resumo


Uma proposta relevante ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que
hoje permeia os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), é a busca por
articular temas transversais e a concepção de interdisciplinaridade. Este trabalho
apresenta a implementação (desenvolvimento, aplicação e avaliação) de uma
sequência didática eletrônica com conceitos estatísticos integrados ao tema
transversal Meio Ambiente. Esta investigação faz parte da pesquisa conjunta entre o
Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM), da Universidade
Luterana do Brasil (ULBRA) em Canoas, Rio Grande do Sul e o Grupo de
Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife,
Espanha. Este convênio está firmado desde 2005 e, como um dos resultados, está o
desenvolvimento do Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é
um sistema inteligente para apoiar o desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem, permitindo estudo, avaliação e recuperação de conteúdos escolares.
A presente pesquisa busca investigar como a implementação de uma sequência
didática eletrônica contextualizada com questões ambientais contribui para o
processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos a serem
desenvolvidos nos anos finais do Ensino Fundamental. O ambiente de investigação,
na plataforma SIENA, foi desenvolvido, com as seguintes ações: criação do mapa
conceitual com o tema estudado; a partir do mapa conceitual criou-se o grafo,
composto por seis nodos com os conceitos de: população e amostra, estatística
descritiva e inferencial, variáveis qualitativas e quantitativas, tabela, gráficos,
medidas de tendência central (média aritmética, moda e mediana). Para cada nodo
foi desenvolvida uma sequência didática com os conceitos de Estatística integrados
ao tema transversal Meio Ambiente fundamentada na metodologia de Resolução de
problemas e no uso de atividades lúdicas (jogos online e do software JClic).Também
foi desenvolvido um banco de questões para os testes adaptativos composto de 30
questões para cada nodo do grafo, consideradas 10 fáceis, 10 médias e 10 difíceis
para o aluno, sendo que cada questão possui cinco alternativas de respostas e um
tempo, em segundos, para a sua resolução. Adotou-se como metodologia da
investigação a abordagem qualitativa, com ênfase no método de estudo de caso e
foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: dois questionários um para
determinar o perfil dos alunos e o outro para avaliação da sequência desenvolvida;
os bancos de dados fornecidos pelo SIENA; os registros dos alunos; observações;
filmagens. A investigação abrangeu um grupo de trinta e três alunos de uma Escola

de Ensino Fundamental, localizada no munícipio de Porto Alegre, Rio Grande do
Sul. Os resultados apontam que a aplicação da sequência didática eletrônica
contextualizada com questões ambientais contribui para o processo de ensino e
aprendizagem de conceitos estatísticos desenvolvidos na 8ª série do Ensino
Fundamental, visto que: proporcionou aos alunos a revisão e o aprofundamento dos
conceitos estatísticos que já haviam sido estudados em sala de aula e o acréscimo
de novos conceitos; favoreceu um ambiente de cooperação e construção do
conhecimento entre os alunos, onde o professor desempenhou o papel de facilitador
e mediador do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que as dificuldades
dos grupos concentraram-se no primeiro nodo Introdução a Estatística. Os
resultados positivos foram obtidos no nodo Gráficos, no qual identificou-se nos
grupos os três níveis de compreensão, descritos por Curcio (1989), que podem ser
aplicados em gráficos . Dos doze grupos que realizaram a experiência, dez atingiram
os objetivos propostos e dois atingiram parcialmente. Percebe-se que os grupos que
não atingiram um desempenho satisfatório nos primeiros testes, foram direcionados
pelo SIENA, para a realização de estudos de recuperação e após a revisão dos
conceitos e atividades, apresentaram uma melhora em seu desempenho, observada
pelos resultados obtidos na realização do segundo teste, embora suas dificuldades
não fossem totalmente sanadas. Portanto, entende-se que o objetivo geral desta
investigação foi alcançado, e para futuras investigações sugere-se o acréscimo de
uma sequência didática eletrônica específica para os estudos de recuperação para
cada nodo do grafo, a fim de melhor contribuir para sanar as dificuldades
apresentadas pelos grupos pesquisados.


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