A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: a visão do licenciando e do egresso do curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA sobre a formação oferecida pelo curso para o exercício da docência

Lélia de Oliveira Cruz

Resumo


A formação do professor constitui um dos desafios mais importantes postos à educação e tem
sido objeto de estudos e reflexões por parte de pesquisadores que têm buscado entender os
caminhos da formação, seja inicial, permanente, contínua ou continuada. Com base no
exposto, defende-se a ideia de que o processo de formação inicial deve garantir ao futuro
professor conhecimentos teóricos/práticos que o capacitem para uma prática exitosa,
principalmente, se esse é um futuro professor de Matemática. Nesse sentido, emergiu o
problema desta pesquisa: qual a visão do licenciando e do egresso do curso de Licenciatura
em Matemática do CESC/UEMA sobre a formação oferecida pelo curso para o exercício da
docência? Com a finalidade de responder ao problema, elaborou-se o objetivo geral:
investigar a visão do licenciando e do egresso do curso de Licenciatura em Matemática do
CESC/UEMA quanto à formação oferecida pelo curso para o exercício da docência. O estudo
buscou apoio em teóricos que pesquisam a formação de professores, principalmente, a
formação do professor de Matemática e nos aportes legais que orientam a formação de
professores no Brasil. No percurso metodológico situaram-se no tempo as principais reformas
que ocorreram no processo evolutivo da instituição formadora e do Curso, da implantação aos
dias atuais, a partir da análise documental. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de
questionário aplicado aos egressos e licenciandos do curso, de entrevistas semiestruturadas
realizadas com egressos, licenciandos, representantes da comissão de implantação, diretor do
Centro no período da implantação do Curso, professores da equipe administrativa do Curso no
período da investigação e dois professores egressos do Curso que trabalham como formadores
na graduação. Os resultados obtidos indicam que a contribuição do curso não é suficiente para
o desenvolvimento profissional dos egressos. Sugere-se que a proposta curricular do Curso
seja foco de uma reflexão, a fim de atender melhor a formação inicial do professor de
Matemática. Minimizar a desarticulação existente entre as disciplinas específicas e
pedagógicas, que reforça a dicotomia teoria-prática, deve ser alvo de uma atenção mais
centrada. No decorrer da investigação, verificou-se que, da implantação até 2010, houve 225
licenciados e o percentual de egressos do curso de Matemática que não assumem a docência
como profissão tem aumentado gradativamente, apesar do déficit de professores qualificados
na região onde se desenvolveu a pesquisa. Nos dez primeiros anos do Curso, formaram-se 51
professores e desses, 76,47% assumiram a profissão docente, enquanto que, nos últimos dez
anos, formaram-se 149 e apenas 42,28% ingressaram na docência.


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