MONITORIA VIRTUAL NA FORMAÇÃOINICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Odimógenes Soares Lopes

Resumo


Esse trabalho visa apresentar os resultados finais de uma pesquisa realizada por meio de um
ambiente virtual de aprendizagem, o Teleduc, como ferramenta tecnológica para a mediação
pedagógica à distância. Foi ofertada uma monitoria, por futuros professores de Matemática do
Campus Floriano, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), aos alunos dos cursos técnicos
integrados ao ensino médio, da mesma Instituição, denominada de Monitoria Virtual de
Matemática. Nossa pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições da monitoria
virtual para o processo de formação do professor de Matemática e os objetivos específicos
foram identificar as ações desenvolvidas pelos monitores no processo de monitoria virtual e,
posteriormente, as contribuições que tais ações proporcionam ao processo de formação do
professor de Matemática. Os resultados foram obtidos a partir da observação das reuniõese da
vivência do cotidiano dos futuros professores na monitoria virtual, da análise dos relatórios
finais de monitoria e das entrevistas realizadas no final do processo. Os dados foram
apresentados a partir da descrição e interpretação dos dados emergentes, destacando as ações
realizadas pelos monitores na gestão da monitoria e as contribuições, dessas ações, para a
formação dos futuros professores de Matemática. Entre as ações desenvolvidas, destacamos a
troca de correios eletrônicos, onde os monitores virtuais produziram textos/soluções de
Matemática por meio apenas da escrita, além da utilização de um ambiente virtual de
aprendizagem e se apropriar da didática da Educação a Distância. Enfatizamos algumas
limitações/dificuldades enfrentadas pelos monitores durante o processo, que também se
constituiu em uma importante contribuição para a formação dos futuros professores de
Matemática. Enfatizamos também a necessidade dos cursos de formação de professores de
Matemática oferecer condições aos futuros professores de se envolverem com atividades de
ensino, pesquisa e extensão por meio de ambientes virtuais, inclusive disponibilizando a infraestrutura
necessária ao desenvolvimento de pesquisas/ações futuras no âmbito do Campus
Floriano, do IFPI.


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