O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE FLORIANO/PI

Kátia Aires Braga

Resumo


Esta dissertação apresenta o resultado da pesquisa, cujo objetivo foi
investigar o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem do conteúdo
Análise Combinatória, na visão dos professores de Ensino Médio do município de
Floriano/Piauí. Para tanto, foram investigadas sete escolas, sendo duas da rede
privada e cinco da rede públicas (das esferas: federal e estadual) e aplicado um
questionário a dezenove professores que trabalham ou trabalharam esse conteúdo
em sala de aula. O questionário buscou identificar a importância dada por esses
profissionais a esse assunto do Ensino Médio, as dificuldades de aprendizagem
dos alunos identificadas pelos professores e de que forma eles desenvolvem o
ensino da Análise Combinatória em sala de aula. Além disso, foram realizadas
entrevistas com os docentes e análises dos livros didáticos adotados pelas escolas,
procurando colher informações sobre como esses livros desenvolvem o conteúdo
de Análise Combinatória. A análise desses livros mostrou que se trata de material
com as seguintes características: presença de questões bastante contextualizadas;
os materiais pouco utilizam fatos históricos para expor o conteúdo; não
relacionam os tipos de agrupamentos, deixando de destacar, muitas vezes, as
diferenças entre eles; abordam de forma detalhada o conteúdo, porém considerase
que pouco estimulam o raciocínio do aluno e pouco favorecem ao professor
desenvolver no aluno essa capacidade. Na visão dos professores, as maiores
dificuldades no ensino e aprendizagem estão na interpretação dos problemas, na
diferenciação dos tipos de agrupamentos e na capacidade dos alunos em
raciocinar nas questões de Análise Combinatória.


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