FORMANDO PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM FLORIANO-PI

Adriana da Rocha Silva

Resumo


A preocupação com a Educação Ambiental e com a formação de professores para
este tema tem estado presente em muitas pesquisas. Este estudo teve como
objetivo investigar as concepções de 102 professores do Ensino Fundamental e
Médio, em escolas públicas e privadas da cidade de Floriano-PI acerca da Educação
Ambiental, bem como suas práticas, focando em “como” esta é praticada nas
escolas. Para identificar estas práticas, um questionário foi respondido e pôde-se
alcançar um perfil das ações de Educação Ambiental expressas na ação dos
professores. As questões situam-se em três contextos: o pensar sobre EA, o fazer
EA na escola e a EA como campo de práticas interdisciplinares. Em primeiro lugar,
procedeu-se a identificação das concepções dos professores acerca da educação
ambiental, considerando-as como elementos determinantes da ação dos
professores. Para alcançar uma caracterização da Educação Ambiental, solicitou-se
aos docentes a identificação de suas práticas pedagógicas e de sua ação cotidiana
sobre o tema. As práticas foram organizadas tendo em vista os objetivos da
educação sobre o ambiente, no ambiente e para o ambiente, e foram relacionadas
às concepções de Educação Ambiental dos professores. As análises mostram que a
Educação Ambiental não se manifesta com um modelo de ação cotidiana, tampouco
existe uma evidência de que os professores se sentem preparados para realizá-la. A
perspectiva de EA como projeto educativo, como prática escolar, como tema
transversal ao currículo do ensino fundamental e médio não se destaca entre as
concepções dos professores sobre EA. À perspectiva de Educação Ambiental
apreendida das concepções e práticas dos professores somou-se a análise da
proposta de formação de professores orientada para o ambiente local e suas
características sócio-ambientais, que se realizou através de estratégias pedagógicas
para a integração de conceitos, procedimentos e atitudes na construção de uma
Educação Ambiental crítica da realidade ambiental, especificamente quanto aos
aspectos da poluição e suas implicações na natureza e na cultura científica e
tecnológica.


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