ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

ANA PAULA DE SOUZA COLLING

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem está cada vez mais voltado para o
desenvolvimento de todas as habilidades do aluno e, desta maneira, a busca por
novos métodos de ensino mais interessantes e eficazes, é constante. Sendo assim,
é preciso que se busque um caminho em direção à interdisciplinaridade, criando
condições para que os alunos possam expor suas idéias e concepções e,
principalmente, que o professor tenha outra visão sobre a prática interdisciplinar.
Devido aos diferentes problemas no processo de ensino-aprendizagem de
Geometria Plana em Matemática foi utilizada neste trabalho uma proposta
metodológica interdisciplinar com a elaboração de projeto nas aulas das turmas de
1º ano do Ensino Médio do Instituto Manoel de Almeida Ramos do Município de
Capela de Santana – RS. Este trabalho procurou verificar se o uso de um projeto de
forma interdisciplinar nas aulas de Matemática no 1º ano do Ensino Médio seria um
meio eficaz na aprendizagem de Geometria Plana. A pesquisa foi realizada com
professores e alunos do primeiro ano do Ensino Médio e foram envolvidas três
turmas do turno da manhã, durante o segundo e o terceiro trimestre de 2006. Os
resultados obtidos foram analisados a partir de entrevista realizada com os
professores das turmas envolvidas na pesquisa e através da análise do pré e pósteste
aplicado para os alunos. Das três turmas analisadas, uma delas foi
considerada a turma controle, ou seja, aquela em que apenas foram dadas aulas
expositivas e teóricas sobre o conteúdo estudado. Este estudo mostrou através dos
resultados obtidos a eficiência deste método na mudança conceitual dos alunos
envolvidos na pesquisa, bem como, a importância de se realizar trabalhos que
envolvam mais professores e disciplinas. Assim, ao final da pesquisa se pôde
verificar que esta metodologia de ensino é uma boa alternativa no processo de
ensino-aprendizagem, bem como, que os alunos das turmas em que foi aplicado o
projeto interdisciplinar, apresentaram uma melhora significativa em relação ao
conteúdo de Geometria Plana.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.