MULTIMEIOS LUDO PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO SOBRE A MOTIVAÇÃO.

José Rodrigues dos Santos

Resumo


A pesquisa analisou e investigou o uso dos multimeios ludo pedagógicos como
ferramenta motivadora para a aprendizagem significativa em Ciências no Ensino
Fundamental na Construção da Educação de Jovens e Adultos – CEJA – no
Município de Esteio/RS, sendo que a amostra foi composta por dezoito alunos e seis
professores. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa utilizando como
instrumentos de coletas de dados: a análise do Regimento Parcial - RP - da CEJA;
análise dos documentos do MEC; observação inicial das atividades desenvolvidas
em sala de aula; entrevista com alunos e professores; aplicação do questionário
inicial com os alunos; aplicação do questionário com os professores; aplicação dos
multimeios ludo pedagógicos observando a motivação dos alunos diante da
ferramenta e a aplicação do questionário final com os alunos, como também,
interpretou-se os modelos criados e registrados em fotos e, finalmente, a análise da
avaliação de todos os instrumentos aplicados. A metodologia propiciou o uso do
Método Hermenêutico, analisando atividades observacionais e empíricas. A partir da
análise dos dados coletados nos instrumentos citados, constatou-se que os
multimeios ludo pedagógicos nem sempre são utilizados pelos professores nas
atividades educativas, mas sim, percebe-se claramente a importância no processo
ensino e aprendizagem. Conclui-se que os multimeios ludo pedagógicos são
ferramentas importantes como geradoras da motivação para a aprendizagem
significativa, na construção do ensino de Ciências dos alunos da CEJA.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.