As interações durante as aulas de Matemática de uma turma de 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Jacob Arnt de Bom Retiro do Sul/RS

Malcus Cassiano Kuhn

Resumo


A presente pesquisa envolve um estudo das interações e das reações afetivas em
relação à Matemática, considerando-se a realidade social que as produz e o contexto
sociocultural dos alunos. Assim, pretende-se investigar as diferentes interações que podem
estimular ou bloquear a aprendizagem da Matemática em uma turma de 2ª série do Ensino
Médio noturno do Colégio Estadual Jacob Arnt da cidade de Bom Retiro do Sul/RS, através
das abordagens qualitativa e quantitativa de pesquisa. O ambiente da sala de aula foi a fonte
direta para a coleta de dados, através de observações e questionários aplicados aos alunos e a
professora da turma investigada. As aulas de Matemática foram observadas durante quatro
meses consecutivos e os dados obtidos foram categorizados e analisados criteriosamente
segundo a visão do referencial adotado. Destacando-se o interacionismo, o qual permite
apreciar o que é problemático no processo interativo e mostrar as tensões que se manifestam
no interior das instituições sociais, o que enriquece os estudos da escola. Também permite
considerar os afetos dos estudantes que são fatores importantes na compreensão de seu
comportamento durante as aulas de Matemática. A pesquisa realizada mostrou que se forem
estabelecidas interações entre professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno ocorre um bom
desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. As interações em sala
de aula levam os alunos a desenvolverem suas próprias estratégias para alcançar os seus
objetivos e obter melhores resultados no processo de aprendizagem, permitindo a formação de
um sujeito autônomo, ético e transformador de seu meio social.


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