AS INTERAÇÕES SUBJETIVAS E A AFETIVIDADE EM SITUAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM ÁLGEBRA

José Nicodemos Ferreira Fernandes

Resumo


Esta pesquisa envolveu situações de ensino e aprendizagem nas aulas da
disciplina de Álgebra II dos Cursos de Matemática Licenciatura e Bacharelado em
Matemática Aplicada à Informática na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA situada
na cidade de Canoas – RS, investigando as interações subjetivas e a afetividade entre
professora/alunos, alunos/professora e aluno/aluno. A população participante da
pesquisa foi composta pela professora e vinte e oito alunos da disciplina de Álgebra II,
tendo como objetivo investigar e analisar as interações subjetivas e a afetividade,
suscitadas no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Álgebra II. A
metodologia utilizada foi um Estudo de Caso, que se desenvolveu em dois momentos
distintos, com etapas seqüenciais distintas. No primeiro momento, as etapas foram
duas: referencial bibliográfico e um estudo sistemático. No segundo momento as
etapas foram seis: análise documental acerca da disciplina de Álgebra II; observação
não participante; levantamento do perfil dos alunos; questões relacionadas às
interações subjetivas e a afetividade vivenciada pelos alunos de Álgebra II; entrevista
não estruturada com os alunos e entrevista com a professora da disciplina. As relações
existentes entre os sujeitos da pesquisa, são percebidas como uma ação conjunta, em
que os aspectos cognitivos e subjetivos construídos nas aulas de Álgebra II se
entrelaçam na busca de um mesmo foco, a aprendizagem dos conhecimentos
algébricos. Desta forma, foi evidenciada a existência dessas interações subjetivas e da
afetividade entre professora/alunos, alunos/professora e aluno/aluno, tendo como base
à troca dos conhecimentos algébricos, influenciando no desenvolvimento cognitivo dos
alunos na disciplina de Álgebra II.


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