ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO E SUA PRÁTICA

Belmira Cavalcante Barbosa

Resumo


Este estudo apresenta as concepções e as práticas avaliativas realizadas por
professores de Ciências do Ensino Fundamental em uma escola pública no
município de Canoas-RS, no primeiro semestre do ano letivo de 2006. Os objetivos
da pesquisa foi: investigar as concepções, as práticas metodológicas de avaliação e
suas implicações no processo de ensino de Ciências; pesquisar as concepções dos
professores a respeito da avaliação escolar, os critérios e objetivos aplicados;
verificar quais os métodos avaliativos mais praticados na escola e produzir
informações e dados sobre o sistema de avaliação na escola pública. O estudo
retrata um estudo de caso, embasado em Denzin e Lincoln (1994) onde as
estratégias de pesquisa implementam e ancoram os paradigmas em terrenos
empíricos específicos, utilizando uma variedade de práticas interpretativas
interligadas, tendo como objetivo compreender melhor o estudo que está sendo
desenvolvido. A pesquisa foi realizada com 5 professores atuantes nas 5ªs séries do
Ensino Fundamental, constituindo-se de quatro etapas: Fase Preparatória – é a fase
inicial da pesquisa em que o pesquisador realiza levantamentos e estabelece o
marco operativo. Fase de Trabalho de Campo – é a fase em que se selecionou os
participantes e realizou-se a observação direta, construindo e aplicando-se os
instrumentos. Fase Analítica – consistiu na análise das informações, reduzindo e
transformando os dados para obtenção dos resultados e Fase Informativa – que foi a
última onde se elaborou a informação final. Como estratégias metodológicas para
coleta de dados, utilizou-se instrumentos como questionários aplicados aos docentes
e entrevistas realizadas com a Direção e Supervisão Escolar, gravações, registro em
diário de bordo, Regimento da escola, Projeto Político Pedagógico e provas finais de
alunos. De acordo com a análise, os resultados apontaram para a necessidade de
uma atualização conceitual do termo avaliação, evidenciando uma dicotomia entre a
teoria e a prática realizada pelos professores no Ensino de Ciências na Escola
Fundamental em estudo. A pesquisa ressaltou também a importância e a
necessidade do docente estar receptivo às mudanças que o ensino e a sociedade
atual impõem.


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