A INFLUÊNCIA DA CRENÇA RELIGIOSA NO PROCESSO DE ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Roberta Lipp Coimbra

Resumo


A evolução biológica é considerada um tema interdisciplinar dentro da biologia, sendo
importante para a compreensão de diferentes aspectos da mesma. A teoria da evolução
procura explicar, por meio da seleção natural, a origem e evolução das formas de vida
existentes em nosso planeta. Também é considerado um conteúdo difícil de trabalhar, sendo
muitas vezes relegado para o final do plano de ensino. As crenças religiosas participam na
formação de qualquer indivíduo – inclusive dos professores; deste modo, elas podem
influenciá-los no processo de ensino. Esta proposta de pesquisa objetivou traçar o perfil
acadêmico e profissional de membros do corpo docente de Biologia que atuam em diferentes
escolas de uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (Novo Hamburgo). Procurouse
igualmente determinar suas formações inicial e continuada, relacionando-as com
estratégias e metodologias empregadas face às posturas assumidas pelas escolas sobre o
assunto. A identificação das diferentes explicações e concepções que os professores
manifestam em suas práticas em sala de aula, bem como pelas dificuldades inerentes ao
ensino do assunto evolução biológica, também foram buscadas no presente trabalho. A
metodologia selecionada para esta proposta foi a quanti-qualitativa, elegendo-se para tanto o
método hermenêutico, associado à análise de conteúdos. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas,
gravadas em áudio, possibilitando análise criteriosa e categórica das respostas. A
análise dos professores entrevistados (27), todos lecionando em classes de Ensino Médio,
apontaram como fatores complicadores da sua atuação em sala de aula: a) deficiências na
formação inicial sobre o conteúdo de evolução biológica; b) equívocos sobre conceitos de
evolução; c) falta de domínio do conteúdo; e d) falta de formação continuada sobre o mesmo.
Ressaltaram-se, igualmente, uma série de obstáculos presentes no cotidiano escolar: a)
excesso de carga horária, dificultando a procura de oportunidades de atualizações; b) carência
de materiais didáticos adequados para o ensino; e c) tempo escasso durante o ano letivo para
abordagem de evolução biológica. Foi observada uma forte influência das crenças religiosas
dos professores, em sua postura dentro da sala de aula. Os dados obtidos apontam para a
necessidade de se propor iniciativas tanto para a formação inicial quanto para a formação
continuada de professores de biologia, contemplando, de forma integrada o tema evolução
biológica


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