FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: situações vivenciadas pelos alunos na realização do estágio

Paula Isabel Ludwig

Resumo


A formação de professores de Matemática é uma questão central na educação
atual, no Brasil. Sua importância se justifica, porque essa ciência vem sendo, cada vez
mais, aplicada em outras áreas do conhecimento humano. Além do mais, é
fundamental formar professores que estejam comprometidos e preparados para atender
às exigências educacionais, sociais e tecnológicas, bem como, para as eventuais
mudanças da sociedade atual. Os cursos de licenciatura do Brasil vêm passando por
várias reformulações em suas grades curriculares, devido às novas orientações do
Conselho Nacional de Educação, que visam à qualificação do professor, o qual está
sendo inserido nas salas de aulas do Ensino Básico. Nesse sentido, esta pesquisa
objetivou investigar as situações vivenciadas, na prática docente, por alunos estagiários
do Curso de Licenciatura em Matemática, tendo como sujeitos da pesquisa, quatro
alunos e dois professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade
Luterana do Brasil do município de Canoas, Rio Grande do Sul, que atuam nos estágios
supervisionados. O trabalho teve como enfoque metodológico a pesquisa qualitativa na
modalidade estudo de caso. Buscou-se verificar como os acadêmicos estagiários
organizam teoricamente suas aulas, analisando o nível de aprofundamento teórico, o
enfoque metodológico utilizado e sua adequação a realidade, bem como que aspectos
interferem no desenvolvimento dos acadêmicos no trabalho docente. Também foi
analisada a importância dos estágios na formação do professor de Matemática, e
esclarecidas as dúvidas em relação às dificuldades da atuação profissional inicial,
buscando subsídios para os professores que atuam nesse campo. Além disso, realizouse
um trabalho de sensibilização e incentivo à reflexão sobre a importância dessa

atividade na formação do futuro professor de Matemática. Verificou-se que os
estagiários pesquisados enfrentavam medos e inseguranças, relacionados,
principalmente, às suas emoções, sentimentos e com os obstáculos que as escolas
colocavam para o desenvolvimento do estágio. Foi possível deduzir, que esses
acadêmicos sofreram bastante influência do ensino tradicional que era ministrado nas
escolas onde estavam estagiando, apesar das orientações que recebiam de seus
supervisores estarem embasadas em teorias construtivistas de ensino. Porém, o
estágio é um momento muito importante para a formação do perfil de professor de
Matemática dos estagiários.


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