Modelagem Matemática: Um Ambiente de Ensino e Aprendizagem Significante na 8ª Série do Ensino Fundamental”

Paulo Roberto Ribeiro Vargas

Resumo


Partindo da premissa de que muitos dos alunos têm dificuldade de
estabelecer ligação entre os conteúdos de matemática e a realidade, resolvi realizar
um projeto de pesquisa sobre Modelagem Matemática, a fim de verificar a
contribuição da mesma para este relacionamento.
O presente trabalho tem por objetivo principal investigar como o
conhecimento do dia-a-dia propicia uma aprendizagem significante em um ambiente
de Modelagem Matemática.
A pesquisa foi realizada com os alunos matriculados na oitava série da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Greiss, localizada no município
de Sapucaia do Sul. Os mesmos foram convidados a realizar uma Modelagem
Matemática, com referencial teórico principal de Rodney Bassanezi e Jonei
Cerqueira Barbosa. A teoria que serviu como base principal desse estudo de
pesquisa é a aprendizagem significante, de Carl Rogers, fundamentada em uma
pesquisa qualitativa.
A partir da análise e discussão dos dados obtidos na pesquisa e embasado
nas teorias que fundamentam este trabalho, teci algumas considerações sobre a
Modelagem Matemática como ambiente de aprendizagem significante.
Foi percebido que houve aumento de conhecimento (cognitivo) e
colaboração para que a pessoa se torne melhor (afetivo). Nesta pesquisa todos os
princípios sugeridos por Rogers se fizeram presentes, ficando evidente que houve
aprendizagem significante. O conhecimento do dia-a-dia influência na
aprendizagem, em um ambiente de Modelagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.