O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COM CRIANÇAS: UM INSTRUMENTO PARA A APRENDIZAGEM.

Marcio Roberto Machado da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de uso de mapas conceituais com
crianças como instrumento organizador da aprendizagem, mais especificamente
aplicado à área de ciências, focando principalmente a educação infantil, onde os
alunos ainda não estão alfabetizados e necessitam expressar-se através de figuras e
sons. A partir desta concepção, este trabalho aborda situações como o
mapeamento de um mapa conceitual convencional para um mapa representado
através de figuras e sons, a construção destes mapas pelos alunos e a compilação
dos mapas dos alunos pelo professor. Para isso, foi feito um trabalho com os
professores visando à familiarização dos mesmos com o uso dos mapas conceituais,
e uma pesquisa de campo envolvendo os professores e alunos do Jardim A da Escola
Francesca Zacaro Faraco – Creche da UFRGS, que resultou em uma proposta de uso
de mapas conceituais com crianças não alfabetizadas, que recebe o nome de
“mapas conceituais ilustrados”.


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