O USO DE ANALOGIAS E MODELOS NO ENSINO DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

Ricardo Luiz de Oliveira

Resumo


As analogias e os modelos são destacados por vários autores como
ferramentas valiosas no processo de ensino e aprendizagem e podem ser
alternativas para a melhoria da qualidade do ensino na sala de aula e para a
melhor compreensão de conceitos.
Neste trabalho procuramos investigar o papel do uso das analogias e
modelos para compreensão e formação adequada dos conceitos científicos
no contexto do ensino de Equilíbrio Químico no Ensino Médio. Buscando
evitar o reforço de concepções alternativas, este uso deve ser sistemático e
consciente. Assim, usamos uma metodologia consagrada na literatura, o
método TWA (teaching with analogies). Este estudo foi aplicado em quatro
turmas pertencentes a duas escolas: uma escola técnica profissionalizante e
uma escola de ensino médio regular. Em cada escola, foi escolhida uma
turma onde foi aplicada uma apostila seguindo a metodologia TWA e uma
turma controle, com uma apostila elaborada sem o uso de analogias. Foram
aplicados questionários pra avaliação dos perfis das turmas, bem como prétestes
e pós-testes a todas as turmas, com o intuito de determinar a
evolução conceitual e investigar o papel do uso de analogias nesta evolução.

Os principais resultados apontam para uma eficácia desta
metodologia no que toca aos aspectos relacionados à representação gráfica
e ao comportamento da concentração em função do tempo, em ambas as

turmas. A metodologia se mostrou mais eficaz na turma do ensino
profissionalizante, onde também os aspectos interpretação conceitual,
representação microscópica e construção de analogias e modelos foram
favorecidos. Além disso, constataram-se diversas dificuldades dos alunos na
produção e exploração de analogias e modelos, que parecem estar
estreitamente relacionadas com a falta de conhecimentos do tópico em
estudo (domínio alvo) e com o desconhecimento do funcionamento de
alguns dos análogos e modelos escolhidos.
Os resultados mostraram que, embora a evolução, em ambas as
escolas, seja maior nas turmas que usaram a metodologia de ensino com o
uso de analogias, a diferença é significativamente maior na escola de ensino
profissionalizante.


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