CONSTRUINDO E DISCUTINDO O DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO SUL DO ESTADO DE RORAIMA: PROPOSIÇÃO DE UM PROGRAMA INTERINSNTITUCIONAL

Altyvir Lopes Marques

Resumo


Este trabalho aborda as questões ambientais do sul Estado de Roraima, por meio da
elaboração de um diagnóstico da Educação Ambiental, construído na e com as
comunidades e suas instituições nos seguintes municípios: Caroebe, São João da Baliza,
São Luiz do Anauá e Rorainópolis, municípios estes que compõem o Território Sul de
Roraima. Foi identificado como principais problemas: a falta reciclagem dos resíduos
sólidos; o desmatamento, inclusive de mata ciliar; o desconhecimento da legislação
ambiental; a falta de saneamento básico, de higiene e com reflexos na saúde da
população. Também foi identificada a necessidade da execução de projetos
interinstitucionais e interdisciplinares financiados por órgãos de fomento e voltados para
infra-estrutura; para os cuidados com os recursos hídricos e a realização de ações para
capacitação, conscientização e sensibilização da população, influindo nos hábitos e
costumes das populações (aspecto cultural). Metodologicamente a pesquisa desenvolveuse
usando métodos quali-quantitativos, prevalecendo o uso do Método Hermenêutico, com
a técnica da Análise de Conteúdos (categorias principais e específicas). Com base no
diagnóstico construído, elaboramos o Programa Interinstitucional de Educação Ambiental
Para Região Sul do Estado de Roraima – PIEA/RR, atendendo suas reais necessidades
através de seis políticas: política 1 - Capacitação para a Educação, Ambiente e Sociedade:
compromisso interinstitucional; política 2 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
política 3 - Saneamento Básico e a qualidade de vida; política 4 - Recursos Hídricos:
preservação, recuperação e monitoramento; política 5 - Manejo Sustentável e a produção
primária: focalizando a Educação Ambiental; política 6 - Definição e Proposição de
Projetos Interinstitucionais voltados à Educação Ambiental. Cumprindo o objetivo proposto,
o Programa foi submetido à especialistas da área para análise e validação.O PIEA foi
aprovado em todos os aspectos, configurando-o como um Programa Interinstitucional para
Educação Ambiental da Região Sul de Roraima – PIEA/RR pioneiro e essencial para a
região, fundamentado em fortes argumentações direcionadas à preservação do ambiente
sem ações antrópicas e recuperação das áreas impactadas.


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